Layout do blog

Comunicação na área de TI: comece a sua estratégia

admin

Uma das principais consultorias do mundo na área de tecnologia, a Gartner divulgou um relatório com recomendações de comunicação na área de TI. Segundo o estudo, a maioria dos CIOs (Chief of the Information Officers) das grandes empresas mundiais enfrenta problemas nessa área, o que pode causar dificuldades para engajar os stakeholders em seus objetivos.

 

“A estratégia está no cerne de todas as empresas, mas a maioria dos CIOs luta para comunicá-la efetivamente “, diz Christie Struckman, diretora de pesquisa do Gartner. “As organizações não têm uma abordagem clara, tornando a comunicação difícil e inconsistente”, completa. Para ela, é essencial que os líderes envolvam encontrem maneiras de envolver todos os seus públicos, desde a equipe executiva até o conselho de administração.

 

Identifique e converse com os seus stakeholders

 

A primeira dica para definir a comunicação na área de TI é identificar os perfis de cada um dos influenciadores, tratando-os de uma maneira própria, de acordo com os seus interesses. “Diferentes grupos precisarão estar envolvidos em distintas partes do processo e o sucesso depende do mapeamento correto desses perfis”, detalha Heather Colella, vice-presidente de pesquisa.

 

  • Especialmente em grandes empresas de tecnologia, os stakeholders podem ser agrupados em quatro grandes grupos:
  • Executivos e diretoria: responsáveis ​​pela estratégia de negócios, gestão fiscal e gerenciamento de riscos.
  • Linhas de negócios: parceiros de outros departamentos, como marketing, operações, cadeia de suprimentos, recursos humanos e finanças.
  • Organização de TI: aqueles que trabalham na área de TI de forma direta ou indireta.
  • Ecossistema de negócios: clientes, parceiros, fornecedores, universidades e até concorrentes.


Depois de mapear os stakeholders, a indicação é envolvê-los em três momentos essenciais do planejamento da área, no curto, no médio e no longo prazo de acordo com os perfis pré-estabelecidos. É fundamental dar voz às partes interessadas durante cada etapa. Por exemplo, as linhas de negócios precisam estar cientes das medidas de sucesso e do plano de execução, enquanto a organização de TI precisará saber quais treinamentos e etapas serão necessários para alcançar os resultados, ao mesmo tempo em que a diretoria deve apoiar de perto as estratégias macro da área.

 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: