Layout do blog

Podcast: tiramos suas dúvidas sobre essa ferramenta de conteúdo

Vivian Peres

Quando falamos em marketing digital, a primeira coisa que vem à cabeça é a geração de engajamento nas redes sociais, website com conteúdo atrativo e informativo, campanhas de marketing para a nutrição de leads e diversas estratégias de comunicação que alavanquem o nome da sua empresa ou marca. A leitura é o primeiro contato sensorial que temos ao acessar à internet, mas há um segundo nicho capaz de provocar outro tipo de sentido e ainda permitir que você realize outras tarefas: o podcast.


Podcast é um conteúdo em formato de áudio, disponibilizado em sites ou via streaming por plataformas como Spotify, Soundcloud, Deezer, entre outras. Diferentemente do rádio, o podcast pode ser escutado em qualquer horário, que pode escolher o tipo de tema e discussão que quer ter acesso.


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em fevereiro de 2018, o Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Desse número, 94,6% acessa a web pelo celular.


Na era do rádio, a população costumava se reunir na sala para escutar programas, histórias e notícias. Hoje em dia, somos nós que escolhemos o que vamos ouvir, onde vamos escutar e o horário, mesmo enquanto fazemos alguma outra coisa. O podcast é o conteúdo em áudio mais eficaz para oferecer essa liberdade ao seu consumidor e aproximá-lo da sua marca.


Dessa forma, separamos quatro dicas de como produzir o conteúdo do seu podcast e ganhar audiência para a sua empresa.


Conheça o seu público

Métricas digitais possuem informações sobre quem acompanha os seus serviços. Dados como idade, acesso, gênero e assuntos que geram audiência e engajamento são essenciais na hora de escolher qual tema vai gerar mais interesse, além de oferecer subsídios para a definição de pautas que irão atrair outros perfis.


Crie um conteúdo multimídia

Estar na internet é se conectar com diferentes ambientes digitais e diversos públicos. Para criar conteúdo, você deve saber qual é a língua oficial de cada plataforma e como falar sobre um mesmo tema em inúmeros locais. Portanto, o podcast pode reunir os conteúdos que você publica no seu website, Facebook ou Instagram, mas deve trazer um enfoque diferente para que o ouvinte encontre uma vantagem em escutar o seu conteúdo. Ofereça outra abordagem do que já foi publicado no seu website e redes sociais. Entrevistas com convidados especiais que trazem informação e oferecem contrapontos sobre um mesmo tema são uma ótima maneira de se diferenciar no mundo dos podcasts.


Roteiro

Por mais que a linguagem do podcast seja produzida de forma livre no decorrer das gravações, o seu produto precisa ter começo, meio e fim. É importante seguir uma ordem de apresentação e discussão dos temas e informações para que o produto final tenha qualidade, mantenha o ouvinte conectado e seja harmonioso. Inserir vinhetas específicas e outros recursos de áudio podem contribuir para gerar uma identidade ao seu podcast e dar um “respiro” para cada etapa do roteiro.


Divulgue e mantenha a regularidade

Utilize os outros canais digitais da sua marca para divulgar o seu podcast e, durante os programas e episódios, incentive o ouvinte a se engajar dentro desses ambientes por meio do envio de e-mails sobre o tema, grupos no Facebook do próprio podcast, entre outros. Nessa troca, é importante não deixar a interação do ouvinte sem resposta e manter uma interação com ele, principalmente ao responder e-mails ou comentários específicos durante a gravação.


Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: