Entre em contato conosco! (11) 2645-9424 (11) 98924-7431

Podcast: tiramos as suas dúvidas sobre essa ferramenta de conteúdo

Quando falamos em marketing digital, a primeira coisa que vem à cabeça é a geração de engajamento nas redes sociais, website com conteúdo atrativo e informativo, campanhas de marketing para a nutrição de leads e diversas estratégias de comunicação que alavanquem o nome da sua empresa ou marca. A leitura é o primeiro contato sensorial que temos ao acessar à internet, mas há um segundo nicho capaz de provocar outro tipo de sentido e ainda permitir que você realize outras tarefas: o podcast.

Podcast é um conteúdo em formato de áudio, disponibilizado em sites ou via streaming por plataformas como Spotify, Soundcloud, Deezer, entre outras. Diferentemente do rádio, o podcast pode ser escutado em qualquer horário, que pode escolher o tipo de tema e discussão que quer ter acesso.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em fevereiro de 2018, o Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Desse número, 94,6% acessa a web pelo celular.

Na era do rádio, a população costumava se reunir na sala para escutar programas, histórias e notícias. Hoje em dia, somos nós que escolhemos o que vamos ouvir, onde vamos escutar e o horário, mesmo enquanto fazemos alguma outra coisa. O podcast é o conteúdo em áudio mais eficaz para oferecer essa liberdade ao seu consumidor e aproximá-lo da sua marca.

Dessa forma, separamos quatro dicas de como produzir o conteúdo do seu podcast e ganhar audiência para a sua empresa:

  1. Conheça o seu público

Métricas digitais possuem informações sobre quem acompanha os seus serviços. Dados como idade, acesso, gênero e assuntos que geram audiência e engajamento são essenciais na hora de escolher qual tema vai gerar mais interesse, além de oferecer subsídios para a definição de pautas que irão atrair outros perfis.

  1. Crie um conteúdo multimídia

Estar na internet é se conectar com diferentes ambientes digitais e diversos públicos. Para criar conteúdo, você deve saber qual é a língua oficial de cada plataforma e como falar sobre um mesmo tema em inúmeros locais. Portanto, o podcast pode reunir os conteúdos que você publica no seu website, Facebook ou Instagram, mas deve trazer um enfoque diferente para que o ouvinte encontre uma vantagem em escutar o seu conteúdo. Ofereça outra abordagem do que já foi publicado no seu website e redes sociais. Entrevistas com convidados especiais que trazem informação e oferecem contrapontos sobre um mesmo tema são uma ótima maneira de se diferenciar no mundo dos podcasts.

  1. Roteiro

Por mais que a linguagem do podcast seja produzida de forma livre no decorrer das gravações, o seu produto precisa ter começo, meio e fim. É importante seguir uma ordem de apresentação e discussão dos temas e informações para que o produto final tenha qualidade, mantenha o ouvinte conectado e seja harmonioso. Inserir vinhetas específicas e outros recursos de áudio podem contribuir para gerar uma identidade ao seu podcast e dar um “respiro” para cada etapa do roteiro.

  1. Divulgue e mantenha

Utilize os outros canais digitais da sua marca para divulgar o seu podcast e, durante os programas e episódios, incentive o ouvinte a se engajar dentro desses ambientes por meio do envio de e-mails sobre o tema, grupos no Facebook do próprio podcast, entre outros. Nessa troca, é importante não deixar a interação do ouvinte sem resposta e manter uma interação com ele, principalmente ao responder e-mails ou comentários específicos durante a gravação.

 

Cadastre-se na nossa newsletter!