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Algoritmos em ação: como o criador de conteúdo pode utilizá-los a seu favor

Vinícius Mendes

Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal.


Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir.


Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.


Mas o que são algoritmos?

São um conjunto de regras e dados matemáticos responsáveis por fazerem as postagens se destacarem ou não no feed de uma página, perfil ou qualquer outro elemento que busque engajamento em uma rede social.


Eles funcionam a partir da detecção de quais resultados melhor correspondem ao perfil de cada usuário. Os responsáveis são os bots, softwares que simulam ações humanas repetidas de maneira padrão. Eles fazem isso automaticamente, “aprendendo” com a interação humana.


A pesquisadora Jade Percassi, do Centro de Estudos Sou Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica em detalhes como acontece o processo: “o algoritmo guarda os dados de acesso toda vez que a pessoa está logada, ou seja, que ela está de alguma maneira vinculada a um perfil de acesso. Seja no Google, seja em outra plataforma, como, por exemplo, o YouTube, ou uma rede social, como Facebook, Instagram ou Twitter”. Um exemplo de entrega de conteúdo envolve os perfis políticos: as informações chegam aos usuários confirmando as suas crenças.


A ideia principal com a utilização do algoritmo é a customização do conteúdo com base nos interesses e padrões de consumo, que geram tendências, buscando maior probabilidade de agradar os consumidores. Muitos utilizam músicas que viralizam ou as famosas “
Trends”, que são sequências de postagens de vários usuários e criadores trazendo diferentes versões de um mesmo tema, basicamente aquilo que está na moda.


Como esse processo impacta a vida dos criadores?

Há alguns anos, o Instagram não utilizava um algoritmo para direcionar as postagens aos usuários. Na época, todos os seguidores viam tudo o que você postava em ordem cronológica. Embora esse formato não fosse ruim, ele não apresentava os mesmos resultados expressivos que o uso do algoritmo proporciona atualmente. O Instagram, inclusive, atualiza esse mecanismo com frequência, e em nossas matérias abordamos uma das mudanças recentes: Instagram começa corrigir seu algoritmo.


Antes da implementação do algoritmo, os usuários consumiam, principalmente, conteúdos que buscavam ativamente ou de pessoas que seguiam com base em um interesse prévio. Nesse cenário, os criadores de conteúdo dependiam exclusivamente de sua base de seguidores para alcançar um público maior.


Hoje, o algoritmo vai além: ele entrega publicações tanto para seguidores quanto para não seguidores, considerando diversos fatores. Para as marcas, isso significa que o algoritmo analisa a relevância de seu conteúdo e o quanto ele pode interessar a novos públicos. Baseando-se no histórico de interações dos usuários, como curtidas, comentários ou novos follows, o mecanismo aprende e ajusta suas sugestões, entregando mais conteúdos similares àqueles que já despertaram interesse (Hootsuite).


Esse processo pode resultar em novos seguidores, que, por sua vez, trazem mais compartilhamentos, curtidas e comentários. O ciclo de engajamento aumenta, tornando o alcance de uma marca muito mais significativo do que era possível em outros tempos.


Qual é a definição do algoritmo para entregar os conteúdos?

Cada rede social tem fatores principais para definir o padrão de entrega. O Instagram, por exemplo, foca nos posts mais recentes, no engajamento das postagens com curtidas e comentários, e na afinidade. Por isso, as pessoas e páginas com as quais você mais interage aparecem com frequência no seu feed.


O LinkedIn, por sua vez, é mais profissional. O foco fica em torno da qualidade do post e da utilidade. A plataforma é utilizada para busca de emprego, networking e divulgação de portfólio, entre outros temas do mundo corporativo.


Falando do mais despojado, o X é uma rede social um pouco diferente, utilizando uma cronologia inversa (visualização dos posts do mais antigo para o mais recente), analisando tendências para o #trendingtopics e o comportamento dos usuários, referente ao que curtem, quais comunidades participam e o que elas mais seguem.


Quais estratégias você pode utilizar para melhorar seu conteúdo?


Mantenha a consistência das publicações

Tenha frequência em suas postagens para deixar sua visibilidade em dia. Quando não estabelecemos um padrão para regularizar os conteúdos, corremos o risco de deixarmos de ser vistos. Perdemos relevância para os seguidores e, consequentemente, para o algoritmo. 


Conheça melhor seu público-alvo

Procure analisar com que os seus seguidores mais interagem, curtem e se agradam para poder criar postagens mais relevantes. O Google Trends é uma ótima ferramenta para identificar tendências e interesses do público-alvo, mostrando o que as pessoas mais estão pesquisando em tempo real. 


Aprimore a qualidade dos conteúdos

Invista em recursos na criação de conteúdo que ofereça um diferencial para a audiência, sendo informativo, divertido ou útil, isso pode atrair mais consumidores.


Diversifique os formatos de postagem

Não fique focado apenas em um modelo de criação de conteúdo, diferencie, grave vídeos, faça stories, procure por trends, isso mantém seus posts chamativos e atualizados.


Esteja sempre atento às interações

Não deixe de responder comentários, menções em stories e publicações, além de aumentar sua visibilidade, constrói uma comunidade leal e engajada.


Com a intensificação das tecnologias e estratégias de marketing, esta é a sua oportunidade de alavancar seu negócio organicamente. Quem sabe você não se torna o próximo influenciador, como Casimiro Miguel ou Bianca Andrade, ou transforma sua marca em uma das líderes do país?


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