Por Ana Carolina Barella
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23 de setembro de 2022
Lembra como era em um passado recente? Toda vez que um leitor ou uma leitora queria saber mais sobre lançamentos, ou entrar em contato com o trabalho de uma editora , ele recorria a um lugar — que convenhamos, é mágico — uma livraria. Lá, conversava com o seu livreiro de confiança, que sabia tudo sobre as novidades das editoras e quais livros provavelmente o agradariam. Hoje, o jogo mudou, e não foi pouco. Com o boom das livrarias virtuais e das vendas de e-books, o distanciamento social ocasionado pela pandemia, e a avalanche que foi a consolidação das redes sociais como canais de comunicação, editores têm uma oportunidade única de se aproximar de seus públicos-alvo e entender melhor o que eles desejam. Com estratégias certeiras de marketing digital para editoras , elas conseguem recriar essa conexão e relação de confiança e camaradagem. Uma ferramenta essencial para essa aproximação é a automação de marketing. Para quem não está familiarizado, consiste na utilização de uma plataforma que permita automatizar a execução de tarefas, como enviar uma série e-mails marketing para segmentações pré-determinadas, SMS, mensagens personalizadas, entre outros. Para se ter uma ideia, de acordo com a plataforma Lahar, empresas que usam esse tipo de ferramenta aumentam, em média, 451% seus leads qualificados ao implementarem ações automatizadas. Não irão faltar oportunidades para a captação de leads de leitores interessados: formulários em redes sociais, eventos físicos, ações com influenciadores digitais, liberação de capítulos e conteúdos ricos, além de vendas por meio de e-commerce próprio. Venha com a gente conferir algumas ideias efetivas para você criar a suas automação. A automação de marketing digital como estratégia O pretinho básico para começar essa estratégia é o e-mail de boas-vindas . Acredite ou não, ele é muitíssimo efetivo. De acordo com dados da plataforma Dinamize, esse tipo de campanha tem, em média, 4 vezes a taxa de abertura, e 5 vezes a taxa de cliques, quando comparada com outros modelos de envio. Além de boa performance, ela ajuda, e muito, na fidelização. E caso você não tenha colocado itens de interesse em seu formulário , também é o momento de entender melhor exatamente qual é o perfil desse consumidor. Ele gosta de livros de terror? Qual foi o último título que ele leu? Qual é o seu escritor favorito? Capriche nesta investigação pedindo para ele preencher detalhes sobre seus interesses. Quando você souber exatamente com quem está conversando, pode definir em qual automação essa pessoa entrará. A partir daí, o cliente receberá e-mails periódicos, com base no seu comportamento e gosto. Ele gosta de livros de romance? Por que não enviar uma sugestão deste segmento cada 15 dias para o seu leitor? E cupons de descontos no site desta área a cada três meses? Por que não enviar com exclusividade para esse leitor o link do pré-lançamento do grande hit de romance do mês? Uma sugestão simples, e altamente eficaz, é incluir nos seus formulários, que podem estar em um pop up na homepage, ou até mesmo em alguma campanha de captação de leads, a solicitação da data do aniversário do seu cliente . Desta maneira, você pode criar campanhas anuais, enviando e-mails de parabéns com sugestões de leituras e até mesmo cupons de desconto para o seu leitor poder comprar por um preço especial aquele livro que ele tanto queria e ninguém lembrou de presentear. A estrela da estratégia Se a sua editora possui um e-commerce, você não pode deixar passar a oportunidade de criar uma automação de abandono de carrinho . Ela é criada com base no livro que o leitor colocou na cesta de compras, mas não finalizou a ação por algum motivo. Essa ação desencadeia a automação, que serve como um lembrete para que o leitor retorne ao site e feche a compra. Ainda de acordo com a plataforma Dinamize, essa campanha é, normalmente, a de melhor performance entre seus clientes. Mas não apenas a desistência da compra pode ser um gatilho. A primeira compra do seu cliente no seu site pode gerar uma automação bem interessante. Você pode oferecer descontos 30 dias após ele ter garantido os seus primeiros exemplares no e-commerce, com um botão levando-o de volta ao site. Caso ele não efetue a segunda compra, pode enviar mais um e-mail, com outras oportunidades e com valores especiais. Existem até mesmo plataformas, que quando integradas ao e-commerce, conseguem traçar a jornada do seu cliente , e gerar automações que façam o match entre período de tempo em que o leitor compra um livro, o devora, procura a próxima leitura, e o intervalo entre as campanhas enviadas. Use e abuse de variáveis A cereja do bolo desta estratégia é sempre usar uma variável de nome nas campanhas. Desta maneira, o seu leitor recebe os e-mails personalizados, tornando a conversa mais pessoal. De acordo com um estudo da Stranford Graduate School of Business, ao inserir apenas o nome do cliente no assunto de um e-mail , conseguimos aumentar a probabilidade de abertura em 20% e reduzir os descadastros em 13%. E aí, gostou das ideias? Se quiser contar para a gente um pouco sobre a sua editora e receber um diagnóstico de comunicação gratuito, responda ao formulário .