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Mídias sociais: tendências para 2025

Vivian Peres

Com o engajamento comprometido pelos algoritmos e pela ampla concorrência, as estratégias das marcas para chamar a atenção do público prometem ficar cada vez mais ousadas. Esse é um dos pontos previstos na pesquisa Social Media Trends 2025, da Hootsuite, que entrevistou 3.864 profissionais de marketing de 16 setores em 99 países.


As tendências apresentadas no estudo, a meu ver, já estão em andamento, mas devem se intensificar no próximo ano. Necessidades como estimular comunidades e engajar-se mais nos debates promovidos por criadores digitais demonstram que ficar na própria bolha não é uma opção.


Quem quiser se destacar precisará sair da zona de conforto e fazer parte das discussões do mercado. Os consumidores já cobram posicionamento em temas relevantes, e agora, mais do que nunca, será preciso estar presente no dia a dia das pessoas.


1. Experimentação de conteúdos

Um dos pontos mais destacados pela pesquisa é a experimentação sem muitas amarras. Criatividade e entretenimento serão levados ao extremo em 2025, com as empresas flexibilizando seus tons de voz para explorar abordagens ousadas, que gerem engajamento. Alguns números apontam para isso:


  • 43% das organizações já iniciaram este processo, criando ações fora de seus padrões habituais em 2024.
  • 45% dos entrevistados disseram que mais de 60% do conteúdo nas redes sociais busca entreter, educar ou informar, sem promover diretamente produtos ou serviços.
  • Para 25% das marcas, essa porcentagem varia de 80% a 100% dos posts.


Essa mudança de visão permite a flexibilização das táticas, usando as redes sociais de forma leve, como um canal de comunicação totalmente separado dos demais.


Uma tendência complementar é o engajamento externo, que consiste em responder publicações de criadores relevantes e aderentes aos debates do segmento. Estatísticas apontam que comentários curtos e objetivos (entre 10 e 99 caracteres) têm maior impacto. Essas interações devem acontecer logo após a publicação do post, com um limite máximo de 24 horas. Se o criador responder, o alcance pode aumentar até 1,6x.


Um exemplo citado é o da Mastercard, que monitora e comenta postagens relacionadas a momentos que “não têm preço”, aumentando a visibilidade.


2. Social listening

O social listening consolida-se como uma ferramenta essencial para comprovar ROI, sendo a segunda maior prioridade das equipes. Hoje, 62% das empresas já utilizam ferramentas de escuta social. Segundo o Hootsuite, essa tendência se divide em duas frentes:


  • Desempenho social - conecta insights em tempo real ao marketing, permitindo ajustes e identificação de oportunidades no mercado.
  • Microengajamento - incentiva o engajamento ágil e contextual, com respostas rápidas a memes e movimentos culturais nos quais os públicos-alvo daquela empresa estão envolvidos.


Hoje, 1 em cada 3 marcas usa as redes sociais para captar tendências e se engajar rapidamente em temas relevantes para suas comunidades. Além disso, mais de 25% dos respondentes já ajustam seus conteúdos com base em memes ou movimentos culturais, demonstrando que agilidade e contexto serão fundamentais. Com dados em tempo real, é possível identificar se uma tendência está crescendo, no auge ou desacelerando, ajustando as atividades.


Em 2025, o foco estará ainda no microengajamento, priorizando conexões profundas e relevantes, em vez de mensagens de ampla escala. O social listening impulsionará a geração de leads diretamente das redes sociais, que serão recebidos com maior eficácia pelas equipes de vendas, maximizando os resultados.


3. Inteligência artificial

Se você não aguenta mais esse tema, estamos no mesmo barco (rs). Mas é fato que a inteligência artificial vai avançar muito em 2025, fazendo parte da vida das pessoas. Nas redes sociais, não poderia ser diferente.


Segundo o levantamento, 83% dos profissionais de marketing afirmam que a IA generativa aumentou significativamente a produtividade. A ferramenta permite criar legendas, imagens e até campanhas completas em escala, atendendo à crescente demanda por conteúdo. Uma das novidades é a larga utilização também na formulação das estratégias, buscando ideias e oportunidades.


No próximo ano, o uso de inteligência artificial generativa será indispensável. Deixará de ser uma inovação para se tornar parte essencial do dia a dia, um elemento consolidado. As empresas continuarão a incorporar a IA amplamente em suas estratégias e processos. Aquelas que não se adaptarem podem ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo.


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