"Diversidade é chamar para a festa! Inclusão é tirar para dançar!"
A primeira vez que ouvi essas frases foi por meio da empreendedora, influencer e especialista em inclusão, Andrea Schwarz. As afirmações resumem de maneira muito ilustrativa a diferença entre os dois termos. Tempos depois, escutei a líder em recursos humanos para América Latina na Meta, Mafoane Odara, fazer um contraponto. Ela disse que a inclusão, na verdade, é deixar cada um participar da festa do jeito que bem entender, sem necessariamente precisar se juntar ao corpo de baile.
Debates à parte, é inegável que diversidade e inclusão são conceitos complementares e essenciais em qualquer ambiente social ou profissional e que projetos nesta esfera precisam do apoio da comunicação.
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente. Dessa forma, envolve a adoção de políticas e práticas que busquem eliminar as barreiras e preconceitos .
A diversidade e a inclusão são importantes não apenas por razões éticas e morais, mas também por sua contribuição para a produtividade e o sucesso das organizações e sociedades. Estudos mostram que equipes mais diversas e inclusivas tendem a ser mais criativas, inovadoras e eficazes na resolução de problemas complexos.
As empresas que desejem desenvolver projetos nessa área devem ter ações tanto para atrair talentos diversos quanto para fazê-los se sentir parte da cultura sem precisar se adaptar a ela. Para isso, a comunicação é essencial e vamos contar como.
Comece estabelecendo as prioridades na comunicação do seu projeto. Isso significa identificar quais informações são essenciais, para quem é preciso transmitir e em qual momento. Uma comunicação estratégica busca direcionar a mensagem de forma assertiva, considerando o público-alvo, seus interesses e necessidades. Quando estabelecemos um norte claro, podemos direcionar nossas energias para as ações que realmente trarão resultados positivos.
Além disso, uma comunicação estratégica requer planejamento e análise cuidadosos. É importante entender o contexto em que estamos inseridos, conhecer o público com o qual desejamos nos comunicar e adaptar nossa mensagem de acordo. Esse processo também implica em avaliar constantemente os resultados alcançados. Ao mensurar e analisar o impacto de nossas ações, identificamos o que funciona e o que precisa ser ajustado. Isso nos permite aprender com as experiências e aprimorar as abordagens ao longo do tempo.
Uma das maiores dificuldades de se planejar é fazer com que os objetivos gerais da área sejam cumpridos, sem que as demandas urgentes dominem as atividades.
Cada empresa e comunidade são únicas, mas há alguns pontos que precisam sempre ser considerados em projetos como esse.
A comunicação clara e consistente dos valores relacionados à diversidade, como respeito e equidade, bem como a promoção de um ambiente onde todas as vozes são valorizadas devem ser o ponto de partida.
Garanta que todos os colaboradores estejam cientes das políticas de diversidade e que elas sejam acessíveis. Divulgue também procedimentos de denúncia de comportamentos discriminatórios e tangibilize as medidas tomadas pela empresa para garantir que a diversidade seja respeitada e valorizada.
A comunicação aberta e honesta é fundamental para garantir um ambiente inclusivo. Isso pode incluir a promoção de discussões sobre diversidade e inclusão, bem como a criação de espaços seguros para que os colaboradores compartilhem suas experiências e pontos de vista.
A comunicação externa da empresa deve refletir seus valores de diversidade e inclusão. Utilize imagens e linguagem inclusivas em campanhas publicitárias e nas redes sociais, e tenha uma comunicação clara do compromisso com a diversidade.
A comunicação pode ser uma ferramenta poderosa para educar e conscientizar sobre a diversidade. Usar e abusar do storytelling é uma estratégia inteligente para sensibilizar a comunidade. Compartilhe experiências de indivíduos de diferentes origens e culturas.
A linguagem que utilizamos no dia-a-dia pode refletir preconceitos e estereótipos. É importante que a empresa promova uma cultura de linguagem inclusiva, que inclua e respeite todas as pessoas, independentemente da sua origem, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, etc. Isso pode ser feito por meio de guias de estilo para escrita e comunicação oral.
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