Marketing por voz, conteúdo gerado por usuário, novos usos da realidade aumentada, redes sociais cada vez mais holísticas…
Toda vez que um ano se aproxima do fim, chega o momento de pensar no planejamento e analisar as novidades para o próximo período. Quando o assunto é marketing digital, o surgimento de ferramentas e as mudanças nas tendências de consumo impactam diretamente as necessidades. Para ajudar nesta tarefa, compilamos aqui as principais tendências para as marcas que desejam se antecipar às mudanças que virão com força em 2025.
A inteligência artificial (IA) deixou de ser um simples termo da moda para se tornar uma parte central das estratégias de marketing, especialmente quando o tema é personalização. Ferramentas como ChatGPT permitem que as marcas ofereçam recomendações e experiências extremamente individualizadas para os clientes. A automação de tarefas complexas e a análise de grandes volumes de dados ajudam os profissionais de marketing a prever o comportamento do consumidor e a otimizar investimentos em mídia. Em 2025, integrar a IA será essencial para maximizar a eficiência e a criatividade.
Cada vez mais, utilizamos ferramentas ativadas por voz, como a Alexa, a Siri e a Google Assistente. De acordo com o Statista, em 2024, 50% da população mundial já recorre a essas interfaces para realizar buscas. Diante desse contexto, a otimização de conteúdo para pesquisas por voz passa a ser tão vital quanto o SEO. Dessa forma, é preciso pensar nas mensagens as adaptando para essa perspectiva, fornecendo informações concisas e alinhadas a esses canais. Anúncios interativos e experiências de compra por voz podem criar novas oportunidades.
A realidade virtual e aumentada (VR) continuará a crescer, transformando a maneira como as marcas interagem com os consumidores. Segundo um relatório da Grand View Research, Inc, esse mercado deve saltar de US$ 60 bilhões (2022) para US$ 435 bilhões até 2030. A VR traz possibilidades para o marketing se tornar mais completo, unindo o digital e o físico. Experiências imersivas, como showrooms e provadores virtuais, tours por imóveis à venda ou por destinos turísticos, permitirão que as pessoas explorem diferentes possibilidades sem a necessidade de se deslocar. Essa tecnologia ainda auxilia as áreas de desenvolvimento de produtos e user experience. A BMW Group, por exemplo, usa realidade mista em seus processos de desenvolvimento e engenharia.
O conteúdo gerado pelo usuário ganhará ainda mais relevância em 2025 como resultado da inteligência artificial, que auxiliará os profissionais de marketing a realizar a curadoria das informações. As marcas dependerão de conteúdos autênticas feitos por consumidores para construir confiança e engajamento. Estratégias para incentivar recomendações e interações de alta qualidade transformarão os clientes em embaixadores ativos, ampliando o alcance das campanhas de forma orgânica e eficaz.
Quando comprou o Twitter, Elon Musk falou que seu sonho era ter uma rede social semelhante à chinesa Wechat, que conta com uma ampla gama de serviços, incluindo meios de pagamentos. Essa evolução para se tornarem ecossistemas completos é uma tendência geral das redes sociais. Plataformas como Facebook e Instagram, pouco a pouco, integrarão e-commerce, entretenimento, notícias e comunicação. As empresas precisarão dominar formatos diversos de conteúdo para manter a visibilidade e engajar o público. Esses canais serão centrais nas experiências digitais, criando oportunidades únicas para alcançar e fidelizar consumidores. Lembrando que hoje, segundo o Statista, o número de usuários de redes sociais no mundo ultrapassara os 5,5 bilhões de pessoas.
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