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5 boas práticas de e-mail marketing para empresas B2B

Equipe de conteúdo

Dizem por aí que o e-mail marketing está fadado ao desaparecimento. Mas a realidade mostra exatamente o contrário. Um artigo recentemente publicado na Forbes apontou que a maioria dos profissionais de marketing vai intensificar o investimento nesta ferramenta nos próximos anos. Isso porque tem baixo custo ao mesmo tempo em que traz um retorno expressivo: ou seja, o ROI (retorno sobre investimento) é alto. 


Uma pesquisa do HubSpot com 500 profissionais de marketing, realizada em 2021, mostrou que 93% das empresas B2B utilizam esse canal, que consideram um dos mais importantes caminhos para realizar a nutrição de um lead. Mas como toda estratégia, o e-mail deve ter as técnicas certas. Cada perfil de cliente é único e deve ser pensado individualmente de acordo com as suas dores, desejos e objeções. Separamos cinco boas práticas que não podem faltar para empresas B2B:


1. Capriche no assunto e escolha um remetente conhecido


Comprovadamente, os dois elementos que mais fazem as pessoas abrirem um e-mail são o remetente e o assunto. A Carnegie Mellon University fez um estudo só sobre esse segundo item e descobriu que trazer conteúdos relacionados à utilidade ou à curiosidade aumenta a taxa de abertura substancialmente.


Pense no  assunto do seu e-mail como um trailer da Netflix — se você não conseguir atrair seu público com um clipe de dois minutos (ou, neste caso, algumas dezenas de caracteres), não espere que eles abram e assistam (ou leiam) tudi. Para ajudar nesta tarefa, compartilhamos 10 modelos de títulos que realmente funcionam. Inspire-se e acompanhe as métricas.


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2. Produza conteúdo realmente útil


O e-mail marketing também é um veículo poderoso para compartilhar conteúdos da sua marca. A HubSpot indicou que 83% das empresas B2B usam newsletters como parte de seu programa de marketing de conteúdo e 40% dos profissionais de marketing B2B dizem que esses boletins são essenciais para o sucesso das campanhas.


Para nutrir leads, aquecer clientes frios ou criar uma imagem de marca autêntica, o segredo é saber para quem você está escrevendo e o objetivo do e-mail. Envie boletins semanais ou mensais que reúnam notícias e eventos do seu setor, dicas exclusivas, história da marca ou apenas o bom e velho conteúdo de liderança. No caso do mercado B2B, é importante que as suas divulgações tragam dados e resultados comprovados. Afinal, os clientes estão focados na experiência e impulsionados por resultados. Por isso, cases de sucesso também são ferramentas bastante interessantes. 


3. Segmente o seu mailing o máximo possível


Qualquer estratégia de comunicação se torna muito melhor quando é segmentada. No caso da comunicação entre empresas, isso é ainda mais importante. Imagine, por exemplo, uma prestadora de serviços de tecnologia que atende vários nichos e vai mandar alguns cases de sucesso para prospects. Fará muito mais sentido enviar para um hospital um exemplo de projeto implementado em uma instituição de saúde. 


A Inteligência Artificial (IA) tem sido a palavra da moda em quase todos os setores até agora e fará sua presença nos e-mails em 2022. É preciso transformar os dados em insights acionáveis ​​e repetíveis e é aí que ela entra em cena: crie análises melhores, acompanhe as tendências, preveja as ações do usuário e, assim, melhore a segmentação das listas. Ao combinar aprendizado de máquina e IA, você também pode criar chatbots.


4. Pense nos diferentes estágios da jornada do cliente


Os compradores sempre estão em diferentes estágios da jornada, necessitando de argumentos diversos. Nossas caixas de entrada são bombardeadas com e-mails de spam irrelevantes todos os dias. Então, a única maneira de as marcas se destacarem é personalizar os e-mails de acordo com as necessidades do destinatário. Veja alguns dados que comprovam esse ponto:


  • 93% dos profissionais de marketing B2B consideram a personalização de e-mail uma métrica fundamental para o crescimento da receita (Statista).
  • 66% dos clientes esperam que suas marcas favoritas saibam o que eles  precisam (Salesforce).
  • 62% dos consumidores preferem interagir apenas com e-mails direcionados especificamente para eles (SmarterHQ).


Esses números nos dizem que os consumidores estão bem cientes do poder dos e-mails personalizados e não querem mais se contentar com comunicações genéricas. Do ponto de vista de uma marca, e-mails personalizados levam a uma melhor taxa de cliques (CTR) e mais receita.


5. Teste os seus e-mails


Os e-mails precisam ser responsivos e se adaptar a diferentes navegadores e dispositivos móveis, como tablets e celulares. As ferramentas de envio oferecem testes específicos para verificar como vão chegar nas caixas de entrada. Lembre-se: mais de 80% dos usuários acessam e-mails em telefones celulares, e aqueles que não aparecem corretamente geralmente são excluídos em três segundos. Também faça testes A/B para verificar a eficácia dos assuntos, remetentes e chamadas para a ação (CTAs).

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