Dizem por aí que o e-mail marketing está fadado ao desaparecimento. Mas a realidade mostra exatamente o contrário. Um artigo recentemente publicado na Forbes apontou que a maioria dos profissionais de marketing vai intensificar o investimento nesta ferramenta nos próximos anos. Isso porque tem baixo custo ao mesmo tempo em que traz um retorno expressivo: ou seja, o ROI (retorno sobre investimento) é alto.
Uma pesquisa do HubSpot com 500 profissionais de marketing, realizada em 2021, mostrou que 93% das empresas B2B utilizam esse canal, que consideram um dos mais importantes caminhos para realizar a nutrição de um lead. Mas como toda estratégia, o e-mail deve ter as técnicas certas. Cada perfil de cliente é único e deve ser pensado individualmente de acordo com as suas dores, desejos e objeções. Separamos cinco boas práticas que não podem faltar para empresas B2B:
Comprovadamente, os dois elementos que mais fazem as pessoas abrirem um e-mail são o remetente e o assunto. A Carnegie Mellon University fez um estudo só sobre esse segundo item e descobriu que trazer conteúdos relacionados à utilidade ou à curiosidade aumenta a taxa de abertura substancialmente.
Pense no assunto do seu e-mail como um trailer da Netflix — se você não conseguir atrair seu público com um clipe de dois minutos (ou, neste caso, algumas dezenas de caracteres), não espere que eles abram e assistam (ou leiam) tudi. Para ajudar nesta tarefa, compartilhamos 10 modelos de títulos que realmente funcionam. Inspire-se e acompanhe as métricas.
Foco na curiosidade
👉 Tenho um convite especial para você
Você precisa conhecer essa novidade 😉
80% das empresas cometem esse erro
Trago verdades 🤐
Deixa eu te contar qual é o seu próximo passo!
Foco na dor ou em uma promessa clara
Solução definitiva para aumentar em 15% [dor do prospect]
Conquiste mais clientes para a sua empresa 🚀
5 estratégias para melhorar [dor do prospect] em 2022 🚀
Como a empresa [nome de um cliente] conseguiu corrigir [dor do prospect]
Resolva definitivamente seus problemas de [dor do prospect]
O e-mail marketing também é um veículo poderoso para compartilhar conteúdos da sua marca. A HubSpot indicou que 83% das empresas B2B usam newsletters como parte de seu programa de marketing de conteúdo e 40% dos profissionais de marketing B2B dizem que esses boletins são essenciais para o sucesso das campanhas.
Para nutrir leads, aquecer clientes frios ou criar uma imagem de marca autêntica, o segredo é saber para quem você está escrevendo e o objetivo do e-mail. Envie boletins semanais ou mensais que reúnam notícias e eventos do seu setor, dicas exclusivas, história da marca ou apenas o bom e velho conteúdo de liderança. No caso do mercado B2B, é importante que as suas divulgações tragam dados e resultados comprovados. Afinal, os clientes estão focados na experiência e impulsionados por resultados. Por isso, cases de sucesso também são ferramentas bastante interessantes.
Qualquer estratégia de comunicação se torna muito melhor quando é segmentada. No caso da comunicação entre empresas, isso é ainda mais importante. Imagine, por exemplo, uma prestadora de serviços de tecnologia que atende vários nichos e vai mandar alguns cases de sucesso para prospects. Fará muito mais sentido enviar para um hospital um exemplo de projeto implementado em uma instituição de saúde.
A Inteligência Artificial (IA) tem sido a palavra da moda em quase todos os setores até agora e fará sua presença nos e-mails em 2022. É preciso transformar os dados em insights acionáveis e repetíveis e é aí que ela entra em cena: crie análises melhores, acompanhe as tendências, preveja as ações do usuário e, assim, melhore a segmentação das listas. Ao combinar aprendizado de máquina e IA, você também pode criar chatbots.
Os compradores sempre estão em diferentes estágios da jornada, necessitando de argumentos diversos. Nossas caixas de entrada são bombardeadas com e-mails de spam irrelevantes todos os dias. Então, a única maneira de as marcas se destacarem é personalizar os e-mails de acordo com as necessidades do destinatário. Veja alguns dados que comprovam esse ponto:
Esses números nos dizem que os consumidores estão bem cientes do poder dos e-mails personalizados e não querem mais se contentar com comunicações genéricas. Do ponto de vista de uma marca, e-mails personalizados levam a uma melhor taxa de cliques (CTR) e mais receita.
Os e-mails precisam ser responsivos e se adaptar a diferentes navegadores e dispositivos móveis, como tablets e celulares. As ferramentas de envio oferecem testes específicos para verificar como vão chegar nas caixas de entrada. Lembre-se: mais de 80% dos usuários acessam e-mails em telefones celulares, e aqueles que não aparecem corretamente geralmente são excluídos em três segundos. Também faça testes A/B para verificar a eficácia dos assuntos, remetentes e chamadas para a ação (CTAs).
MAIS NOTÍCIAS
Telefone e WhatsApp:
(11) 3042-8618
contato@interteiacomunicacao.com.br
Rua Dr. Franco da Rocha, 137 - conjunto 51 | 05015-040
Perdizes | São Paulo
Desenvolvido por Interteia Comunicação | Copyright @2022
Hub Comunicação Estratégica ME | CNPJ 97.529.614/0001-05