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Planejamento de comunicação: tire o seu do papel

Vivian Peres

É agora ou nunca! O novo ano começou e tenho certeza que você fez uma série de promessas na hora da virada. Se entre esses objetivos está o de melhorar a comunicação da sua empresa, do seu negócio, de um projeto ou, até mesmo, o seu  posicionamento pessoal, neste guia vou ensinar cinco passos simples para criar o seu planejamento de comunicação e executá-lo. 


São técnicas validadas durante quase 20 anos trabalhando com comunicação e vendo muitos empreendedores e profissionais da área com dificuldade para fazer acontecer e obter os resultados esperados. Bom, vamos parar de blá blá blá e partir para a ação. Vem comigo!


1. Crie os seus objetivos de comunicação


O primeiro passo da jornada é estabelecer os objetivos do seu plano. Por que e para que você está desenvolvendo essa estratégia de comunicação? 


O objetivo deve estar alinhado com a proposta de valor que o empreendimento oferece ao cliente. Normalmente, nos planos de comunicação, estabelecemos um objetivo principal e outros três ou quatro secundários. Por exemplo, aqui na Interteia o objetivo principal do nosso plano é gerar autoridade. Queremos ajudar empreendedores e profissionais a conhecerem melhor o mercado de marketing digital. Os objetivos secundários são um pouco mais específicos e contribuem sinergicamente com o principal.


2. Defina os público-alvo e crie as personas


Os públicos-alvo são possíveis clientes segmentados com base em comportamentos, motivações, características demográficas, entre outros fatores que sejam importantes para o negócio. Já a persona é a representação fictícia de um ou mais representantes dos seus públicos-alvo. 


No marketing, a gente cria
personas para tentar entender melhor os nossos possíveis clientes, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. É uma ferramenta para tirar o público-alvo de um mundo hipotético e distante, e trazê-lo para a realidade. Assim, conseguimos nos aproximar da realidade dos clientes e oferecer produtos e serviços melhores.


No plano de comunicação Interteia, nós temos quatro públicos-alvo prioritários: 


  • Profissionais de comunicação e marketing
  • Empreendedores, CEO e diretores executivos
  • Profissionais de RH
  • Profissionais de vendas


Confira abaixo como a gente poderia criar as persona de um representante do nosso público-alvo "
Empreendedores, CEO e diretores executivos".


Persona da Interteia

Maria Luisa Arruda (Malu), 35 anos

CEO da editora de livros Latitude


Quais os principais objetivos da Malu?

Malu deseja ampliar a editora. Quer vender mais obras para varejistas e também aos consumidores finais por meio do seu e-commerce.


Quais os principais problemas e desafios que ela enfrenta?

Malu sempre sonhou em ter uma editora, mas não tinha ideia do tamanho dos desafios que iria enfrentar. Ela centraliza todas as atividades da Latitude e parece que o dia não rende. Como tem uma equipe pequena e falta grana para contratar, precisa se desdobrar em mil para dar conta. 


Como a Interteia pode ajudar?

Podemos cuidar de toda a comunicação da empresa da Malu. Dessa forma, podemos ajudá-la a ter mais tempo de se dedicar ao negócio e também a atingir os seus objetivos de vendas. 


Por que ela deve nos contratar?

Temos uma excelente equipe e trabalhamos com projetos sob medida para a realidade de cada tipo de empresa.



3. Escolha os canais de comunicação e defina uma linha editorial


WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, site corporativo, e-mail marketing... Esses são apenas alguns dos diferentes
canais de comunicação que estão disponíveis para quem quiser, com custo praticamente zero. E a cada dia surgem novas possibilidades por aí. No ano passado, por exemplo, tivemos a explosão do Tik Tok e do Reels do Instagram. 


É praticamente impossível qualquer empresa, mesmo aquelas de orçamento gigante, estar em todos esses canais com qualidade e frequência. Por isso, é preciso escolher os focos prioritários. Na hora de selecionar os canais de comunicação, pense naquelas em que o seu público-alvo está mais engajado e por meio dos quais você poderá colher mais resultados de acordo com os seus objetivos.


4. Fatie as tarefas o máximo possível


Você já percebeu que nós costumamos procrastinar as tarefas mais longas e difíceis? O que não tem prazo definido também tem grandes chances de ficar para trás. Isso porque quando algo é muito complexo, ou muito fora da nossa zona de conforto, exige esforço para começar. O famoso "sair da inércia". Afinal, o ser humano normalmente costuma fugir de tudo o que demanda demais. 


Por isso, é importante você criar um
cronograma estratégico, separando as atividades recorrentes dos projetos especiais ou das campanhas. Para os projetos grandes, fatie o máximo possível as tarefas e estabeleça datas de conclusão para cada um dos passos. Estime o tempo que cada tarefa deve levar, defina prazos de finalização e deixe claro quem é o responsável. Além disso, se perceber que uma tarefa leva mais do que oito horas para ser finalizada, tente criar subtarefas menores. A gente gosta da sensação de finalização e isso estimula a equipe a seguir. 


5. Estabeleça metas


As
metas são os resultados que você precisa ter ao longo do caminho para alcançar os seus objetivos. Elas buscam controlar os resultados e melhorar a trajetória ao longo do caminho. Na minha opinião, o melhor método para a criação de metas ainda é o SMART. Sabe aquele pretinho básico que nunca sai de moda? É mais ou menos isso. Veja o que diz o método SMART sobre cada item que deve compor uma meta: 


S específica
M mensurável
A atingível
R relevante
T temporal


Basicamente uma meta é uma tarefa desafiadora, mas possível de ser realizada, que você, ou uma pessoa responsável, precisa cumprir em determinado prazo com um certo nível de excelência estabelecido por meio de parâmetros pré-definidos.  Ela deve ser relevante o suficiente para impactar os resultados do negócio.


E aí, tudo certo, para começar o
planejamento de comunicação? Se ficou com dúvidas, mande para a gente. Se precisar de ajuda, participe do nosso diagnóstico de comunicação.


Sobre a autora:

Vivian Peres 

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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