Layout do blog

ABF CON 2024: o futuro do varejo digital acontece na China

Vivian Peres

O que aprendi sobre marketing na maior conferência de franchising do Brasil


Na semana passada, estive na belíssima Ilha de Comandatuba, na Bahia, para a 22ª edição da Convenção ABF do Franchising. Neste ano, a Interteia Comunicação Estratégica teve o privilégio de atuar como agência de marketing oficial do evento, que reúne anualmente fundadores, CEOs e executivos das maiores redes de franquias do Brasil.


Além do franchising, a programação trouxe muitas tendências de marketing, branding e inovação, incluindo insights sobre a construção de marcas fortes e uma verdadeira imersão nos ecossistemas de negócios da China.




O futuro do varejo está nos ecossistemas digitais

Wei Wei falou sobre ecossistemas de negócios | Foto: Divulgação/ABF


Você já ouviu falar de plataformas como Tencent,
Baidu, Inc. e PING AN? Esses ecossistemas de negócios fazem parte do cenário de inovação mais avançado do mundo: o chinês. No evento, assisti a uma palestra com Wei Wei, da Winged Mind International Limited, que trouxe uma perspectiva fascinante sobre esse tema.


Wei começou explicando que o termo "ecossistema de negócios" refere-se à forma digital de organizar parceiros independentes, internos e externos, para oferecer soluções relevantes e individualizadas aos consumidores a fim de atingir os objetivos da organização. Esses ambientes são formados por três camadas: o core, que é atividade principal; a cola (glue), que são os dados, mostrando as necessidades de cada usuário, e os complementos, que ajudam a enriquecer a prestação de serviços com segmentação e a suprir as mais diversas necessidades. Hoje, o Alibaba Group é um dos principais exemplos de ecossistema de negócios no mundo, sempre se expandindo e adicionando "complementos".


Dentro desses ambientes, a criação de comunidades e conexões é essencial. E uma tendência aparece com grande força: o livestream commerce, responsável por cerca de um terço das vendas online no país asiático em 2023. O Tik Tok é uma das plataformas preferidas para a divulgação de produtos de forma orgânica a social. A lógica de conversão é formada por vídeos curtos, de até 15 segundos, para consumo de conteúdos, e por longas rodadas de lives para a apresentação detalhada dos produtos e vendas.


A ideia é humanizar as marcas, gerar desejos e criar necessidades. Dois dados justificam essa tendência: 61% dos usuários gostam mais das marcas quando elas criam conteúdos ou participam das "trends", e 67% compraram itens pela primeira vez ao conhecê-los por canais sociais. Com todo esse sucesso, o Tik Tok se tornou uma das empresas mais promissoras do mundo: faturou USD 110 bilhões no ano passado, três vezes mais que a Netflix.


No mundo das franquias, a palestrante trouxe o exemplo da rede de cafeterias Luckin Coffee, que implementa uma experiência omnichannel e tecnológica para atender os consumidores em diversos canais. A empresa é realmente digital, cobrindo todos os pontos de contato com o cliente e suprindo suas necessidades dos indivíduos da hora que acordam à que vão dormir.


Entre os ensinamentos que Wei deixou, estão: pensar a experiência omnichannel durante a jornada do cliente, construir comunidades de usuários, e permitir uma organização realmente digital, cobrindo todos os pontos de contado com o cliente e entendendo as suas necessidades. 


Esqueça o seu concorrente e foque no seu cliente



João Branco, que foi CMO do McDonald’s por oito anos, compartilhou uma lição que aprendeu na prática: em vez de tentar acompanhar os concorrentes, é mais eficaz focar no que os clientes realmente esperam da sua marca. Chegou a essa conclusão por meio de diversas experiências à frente do Méqui, e expôs um erro de sua trajetória.


O equívoco aconteceu quando entraram no mercado brasileiro outras redes, como o Burger King, e também passaram a fazer sucesso diversas hamburguerias gourmet. A resposta do Méqui foi a introdução de itens no cardápio, como o Mushroom Dijon, que era parte de uma nova linha premium chamada Signature. Com o tempo, a equipe de marketing percebeu que esses produtos não dialogavam com o que o cliente esperava da entrega de valor da rede. O resultado foi um desvio da identidade da marca: "quanto mais você olha para o seu concorrente, mais parecido com ele fica".


A partir dessa premissa, João destacou a importância de entender as necessidades do consumidor, e oferecer aquilo que a sua marca tem de melhor. Desta forma, é possível se diferenciar e estabelecer um novo status na mente das pessoas, que lembrarão da empresa independentemente dos outros competidores: "para um cliente satisfeito, você não tem concorrentes".



Marcas fortes têm propósito e estabelecem conexões


Em um painel com as executivas Fernanda Raizama, da Coca-Cola FEMSA; Adriana Auriemo, da Nutty Bavarian, e Camila Kohlrausch, da Bibi Calçados, a questão do propósito na criação de marcas esteve no centro do debate.


A estrega de valor da Coca-Cola está no posicionamento como uma marca apaixonada por pessoas, adaptando-se completamente ao mercado brasileiro. A empresa se considera uma plataforma de conexão, estando presente na vida dos consumidores de uma forma única. Para isso, investe muito na presença em eventos e no marketing de experiência.


A Nutty Bavarian, por sua vez, enfrentou o desafio de criar um mercado no Brasil, que foi traduzido por seu cheirinho único. Hoje, e preocupação é desenvolver uma estratégia de storytelling em todos os contatos com o consumidor, começando pelo quiosque. A marca ainda aposta no marketing de experiência, investindo em degustações, eventos, feiras e festivais. As collabs tornaram-se uma forma estratégica de aumentar o alcance, atraindo novos públicos. A ideia geral é estar presente na vida das pessoas, garantindo momentos de alegria.



Já a Bibi calçados tem em seu DNA a missão de estabelecer uma presença positiva na construção da infância, entregando as melhores memórias para as crianças. Esse posicionamento é inegociável, por exemplo, na hora de desenvolver produtos, tendo sempre em mente o respeito ao desenvolvimento saudável da infância.


Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: