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Marketing digital: tendências que prometem transformar a forma como as marcas se conectam com seu público-alvo em 2024

Maria Eduarda Jussiani

No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público. 


Pensando no sucesso do seu negócio, preparamos uma lista com as sete principais tendências baseadas em pesquisas recentes desenvolvidas por empresas, palestras e entrevistas de especialistas do setor.


Aumento da produtividade com a IA

A inteligência artificial emergiu como uma força motriz na busca pela eficiência e produtividade. Empresas de diversos setores estão adotando soluções baseadas em IA para automatizar tarefas rotineiras, otimizar processos internos e impulsionar a inovação. 


Em pesquisa desenvolvida pela
Bain, 85% das empresas consideram adotar a inteligência artificial nos próximos anos. A ascensão da IA não apenas acelera a execução de operações, mas também propicia tempo valioso para que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas e criativas.


Canais de mensagem direta

Com a popularização dos canais de mensagem direta, as empresas têm a oportunidade de se conectar instantaneamente com os clientes. A comunicação rápida e personalizada via plataformas como WhatsApp, Telegram e Instagram não só fortalece o relacionamento, mas também permite respostas ágeis a demandas e feedbacks. 


Em entrevista realizada durante o RD Summit Live Show 2023,
Rafael Kiso afirma que as conversas estão acontecendo cada vez mais no privado, e quem se adiantar em criar conteúdo personalizado por mensagem direta vai ter muito mais relevância. Essa abordagem direta cria uma ponte entre marcas e consumidores, estabelecendo uma comunicação mais eficiente e humanizada.


Collabs e ecossistema de parcerias

A colaboração tornou-se uma peça fundamental do sucesso empresarial. Marcas estão estabelecendo parcerias estratégicas e colaborações criativas para expandir seu alcance e oferecer experiências únicas aos clientes. A formação de ecossistemas de parcerias cria uma rede sólida que beneficia todas as partes envolvidas.


Em 2023,
Burger King e Fila estabeleceram uma parceria estratégica, e você pode ter se perguntado o que as duas marcas têm em comum. A resposta é simples: aparentemente, nada; mas, na realidade, tudo. Mesmo vendendo produtos completamente distintos – uma no setor de alimentos e a outra na indústria de vestuário –, a razão por trás dessa parceria é aproveitar a força mútua para alcançar novos mercados e expandir suas bases de clientes. 


Nesse caso específico, a colaboração gerou um grande impacto na internet, despertando o desejo das pessoas pelos produtos. A estampa exclusiva e diferenciada tornou os itens da Fila altamente desejados, mesmo com preços elevados. Ao mesmo tempo, ver o logotipo do Whopper, do Burger King, na estampa pode despertar o desejo de provar o famoso hambúrguer.


Influencers reais

O Brasil é o segundo país no mundo com maior número de influenciadores, cerca de 13,5 milhões de pessoas atuando na área. Só no Instagram, a quantidade de influencers chega a 10,5 milhões, equivalente a oito vezes o número de advogados ou quase 20 vezes o número de médicos brasileiros, segundo dados da OAB e CFM. 


No entanto, com o crescimento veio a saturação e sobrecarga no mercado. Afinal, como se destacar entre tantos rostos na internet? É por causa disso que influencers menores têm criado conteúdo original de forma oposta ao que grandes nomes do nicho têm feito. São esses influencers com um público menor, mas muito engajado, que conseguem resultados mais eficientes com essa abordagem.


Fim dos cookies

No ano de 2023 emergiu a preocupação com a privacidade. As marcas estão priorizando a transparência e a segurança na coleta e utilização de dados pessoais, construindo relações baseadas na confiança com os consumidores. O respeito à privacidade é um elemento central na estratégia de dados, garantindo que as informações sejam utilizadas de maneira responsável e benéfica para ambas as partes.


A partir de julho de 2024, começará o fim dos cookies de terceiros. O Google anunciou em 2020 que iria parar de fornecer suporte para o compartilhamento de dados de navegação de terceiros por meio de seu navegador, o Chrome. Agora a empresa deve substituir os cookies por um sistema conhecido como
Privacy Sandbox, que dificulta o acesso a informações pessoais do público.


Geração Z

Você sabia que até o ano de 2030 estima-se que os zoomers (geração Z) serão detentores de uma renda de US$ 33 trilhões? Essa é uma afirmação retirada da pesquisa do Bank of America, que afirma que por terem crescido na era da internet, com acesso a dispositivos eletrônicos ao longo de toda a vida, esses consumidores estão à frente de diversas mudanças na forma como marcas e varejistas se relacionam com o público.


Segundo a pesquisa da
Neoassist entre 2021 e 2023, a geração Z passou de 37,2 milhões para 45,5 milhões de pessoas que compram online. Além disso, 70% influenciam os familiares nas decisões de compra de produtos. Compreender as características e os comportamentos da nova audiência é fundamental para criar estratégias eficazes para esse público, que valoriza a autenticidade em suas interações com marcas e empresas, além de se manter competitivo e relevante no mundo dos negócios.


Comunidade

No contexto do marketing digital, o termo “comunidade” é atribuído a grupos de indivíduos que compartilham interesses, paixões ou necessidades em relação a uma marca, empresa, produto ou serviço específico e se unem para interagir em torno desse ponto em comum. Mas qual é o valor real para a sua empresa? 


A resposta está na construção de relacionamentos sólidos. Quando uma marca consegue reunir uma comunidade de entusiastas em torno de seus produtos ou valores, ela está fortalecendo a fidelidade de seu público de uma maneira que a publicidade tradicional raramente consegue fazer.



Ao observarmos essas tendências e incorporar estratégias inovadoras em seu planejamento de marketing, sua empresa estará preparada para se destacar no cenário digital. Afinal, estar à frente nas tendências não apenas garante a relevância, como também oferece um diferencial competitivo duradouro. Fique atento, adapte-se e colha os frutos do sucesso em 2024.

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