Layout do blog

Cinco ações para melhorar a nutrição de leads da sua marca

Vivian Peres

Nutrição de leads é o processo por meio do qual as empresas adquirem informações sobre potenciais clientes para seus produtos ou serviços. A partir do momento que o usuário responde um formulário com informações básicas, como nome telefone ou e-mail, automaticamente se torna um lead da sua empresa. Quando se fala em marketing digital, o lead é o seu cliente potencial. Após a estratégia de captação de lead, é necessário aplicar medidas para converter esses contatos em consumidores efetivos.


Confira cinco ações que podem transformar leads em clientes:


  • Dedique um tempo diário ou semanal para gerenciar sua base de leads. Analise o histórico, quais conteúdos costumam acessar e em qual ponto da jornada de compra cada cliente em potencial se encontra. Assim é possível criar estratégias de como vender para os novos contatos.

 

  • Leads desativados podem comprometer uma estratégia de vendas, porque dificultam a entrega dos e-mails marketings. Faça uma varredura na lista de contatos por meio de uma ferramenta de validação de e-mails e melhore constantemente o seu grupo de contatos. A segmentação da base também é interessante para que você possa mandar o conteúdo certo para cada perfil.

 

  • Revise as listas criadas e certifique-se de que os campos personalizados estão bem configurados, pois é preciso identificar a fase do funil de vendas de cada lead para que o usuário receba o conteúdo indicado. Se há algum tempo você deixou de interagir com seus contatos, o recomendado é retomar o engajamento por meio do envio de newsletters.

 

  • Utilizar a automação de marketing contribui com o ganho de tempo e facilita o trabalho de nutrição do lead, auxiliando a tarefa de entrega de conteúdo por etapa de funil e melhorando a eficiência de gestão da sua base.

 

Nutrir uma base de leads requer foco no seu produto ou serviço e uma configuração ideal de cliente que você pretende atingir. Construa campanhas que estejam relacionadas a um calendário de datas importantes para entender como o seu público vai reagir diante de uma oferta pontual.


Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: