Layout do blog

15 tendências de marketing e comunicação para 2022 e além

Vivian Peres

Nós não somos o João Bidu, mas podemos te ajudar a prever o futuro! Na verdade, não somos nós que vamos fazer isso, mas Rohit Bhargava, fundador da The Non-Obvious Company e um dos gurus do South by Southwest, maior festival de economia criativa do mundo, que acontece anualmente em Austin, nos Estados Unidos. 

 

A empresa de Rohit tem a missão de inspirar mais pensamentos inovadores no mundo. Confira algumas previsões que já estão impactando o mercado de marketing e comunicação. 

 

1. Ungendering 

Iremos cada vez mais tirar o gênero das coisas. Esse movimento já vem acontecendo em diversas áreas como a moda, com suas coleções genderless, e a indústira de brinquedos, que cada vez mais, terá de eliminar a diferenciação entre produtos “para menina” e “para menino”. 

 

2. Conhecimento instantâneo

Outra tendência já visível na nossa sociedade é a forma como o conhecimento circula de maneira cada vez mais rápida e democrática. O YouTube é o maior exemplo, assim como as plataformas de e-learning das grandes universidades. As empresas precisam aprender como usar essa tendência para gerar um ambiente inovador no seu entorno.

 

3. Revivalismo

Em meio a um ambiente tão caótico e cheio de tendências e novidades, quem não tem saudade daquilo que já viveu? Essa tendência expressa a nossa nostalgia e foca no investimento retrô. Rohit afirma que isso ajuda a aumentar inclusive a confiança dos consumidores nas marcas. 

 

4. Modo humano

Quanto mais os robôs e inteligências artificiais avançam, mais os consumidores sentem saudades de um contato mais humano na interação com marcas, produtos e serviços. Ter um atendimento enfático pode ser uma estratégia para marcas que desejem se destacar. 

 

5. Atenção como riqueza 

Já faz um tempo que falamos que vivemos na era da atenção. Hoje em dia, não tem nada mais difícil do que atrair as pessoas para a sua empresa, produto ou conteúdo. Para o consumidor, a dica é evitar esses desvios e conseguir manter o foco. Já as marcas precisam oferecer benefícios valiosos para esse universo. 

 

6. Lucro com propósito

As empresas devem mostrar os seus valores e propósitos. É importante compartilhar os pontos em que acreditam e se engajarem seriamente nas causas relacionadas a eles. 

 

7. Abundância de dados

90% dos dados do mundo foram criados nos últimos 2 anos. Há sessões inteiras no SXSW dedicadas a isso. O que precisamos fazer? Evitar a poluição de dados. Faça perguntas melhores para obter melhores insights.

 

8. Tecnologia protetiva

O mundo completamente interconectado é também uma grande porta para fraudes e outros golpes. Por isso, um mercado em ascensão é o da tecnologia que trabalha protegendo as pessoas não apenas desse tipo de problema, mas das próprias decisões erradas, como gastos excessivos no cartão.

 

9. Flux commerce

Essa tendência aponta uma maior possibilidade de as empresas ampliarem o seu leque de atuação. A marca Crayola, de giz de cera, por exemplo, entrou no ramo de maquiagens, enquanto o Taco Bell  fez uma parceria com um hotel e preparou um quarto customizado para os fãs da marca.

 

10. Marcas como protagonistas

Reagindo a uma atmosfera de mídia polarizada, mais marcas se sentem compelidas a tomar uma posição e destacar seus valores centrais em vez de tentar ser tudo para todas as pessoas.

 

11. Backstorytelling

As organizações estão usando o poder das histórias para compartilhar heranças, missões, personalidades e razões para existir.

 

12. Supersegmentação

Atraídas pela promessa do big data, as organizações segmentam o público de forma muito restrita e, involuntariamente, acabam abandonando grandes grupos de clientes potencialmente lucrativos.

 

13. Adorável imperfeição

Campanhas de marketing bem-sucedidas precisam colocar um foco cada vez maior no uso do poder da personalidade, da estranheza e das imperfeições para criar autenticidade com os clientes.

 

14. Mapeamento de personalidade

Marcas e organizações recorrem à psicologia para entender melhor as motivações e emoções por trás das decisões de seus clientes e inspirar um melhor desempenho de seus funcionários

 

15. B2Beyond

As marcas abraçam sua humanidade, inspirando-se em outros setores e pensando de forma mais ampla sobre o marketing eficaz primeiro para as pessoas e depois para os compradores

 

BÔNUS: Correspondência de humor

Conforme a inteligência artificial se torna mais sofisticada, os profissionais de marketing estão se voltando para experiências imersivas, como games e o metaverso, por exemplo. Assim, garantem que seu conteúdo se adapte ao humor dos consumidores.


Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: