Layout do blog

Metaverso e web3: entenda de uma vez por todas esses conceitos

Vivian Peres

Nesta semana, acontece o South by Southwest (SXSW 22). O maior festival de economia criativa do mundo, que rola em Austin, no Texas, e todos os olhares estão voltados para lá. Você sabe o porquê? É neste evento que acontecem as maiores previsões sobre as inovações e o futuro de áreas como comunicação, educação, arte, música, finanças, games e tecnologia.

 

O metaverso e web3 estão entre os temas mais debatidos deste ano. Para você ficar por dentro, descomplicamos os insights que a futurista Amy Webb aprentou por lá. Vem com a gente. 

 

No que a Web3 é diferente das outras?

A Web3 seria a terceira geração da internet - parênteses: a primeira foi a world-wide-web e a segunda, a mídia social. Ela seria descentralizada, gerenciada de forma autônoma por meio de inteligência artificial (IA) e construída na tecnologia blockchain

 

Como isso muda o jogo? 

A IA altera permanentemente nossa percepção da realidade. Estamos nos aproximando do dia em que os sistemas de IA poderão tomar suas próprias decisões, de forma bastante complexa, e sem a nossa influência. Um exemplo desse tipo de tecnologia é a GPT3, desenvolvida pela OpenAI. Uma IA que consegue fazer atividades, como escrever textos, por exemplo, de forma muito parecida com um humano. 

 

E o metaverso? 

O metaverso é um termo guarda-chuva que representa essa ponte entre o mundo físico e o novo mundo virtual, mais imersivo e sensorial. Entraremos nele, pouco a pouco, conforme fomos interagindo com as tecnologias emergentes. 

 

Tá, o que quer dizer na prática? 

No futuro, teremos várias versões digitais de nós mesmos. E para provar nossa identidade no metaverso, usaremos a tecnologia blockchain. Aqui, temos que falar também dos NFTs (non-fungible tokens): importantes elementos desse jogo, pois permitem atestar a autenticidade de itens nesse mundo virtual, como uma obra de arte ou uma música, por exemplo. 

 

Para terminar, algo muito importante: Amy alertou para o boom dos NFTs. Atualmente, os colecionáveis ​​digitais são valiosos por causa de sua escassez, mas conforme o mercado ficar saturado, devem perder valor

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: