Calma, respira! O mês do cachorro louco já acabou e setembro é aquele período que dá para pedir para te acordarem apenas quando ele terminar. Mas sabe o que isso realmente significa? Que se você ainda não começou a pensar em planejamento de comunicação, deveria. É isso aí, nada de dormir durante setembro, porque este mês é o momento de tirar um tempo para pensar com calma nas ações de marketing para 2025, e ter tempo de definir o seu orçamento e navegar pelo final do ano com tranquilidade.
Aqui na Interteia Comunicação, nós já começamos a fazer os planejamentos dos nossos clientes e o da agência, mas há quem ainda não tenha se convencido da importância de preparar um plano de comunicação anual.
Se você não parar para pensar no que deseja, estabelecer prioridades, metodologias e metas, nada vai acontecer. É preciso criar um norte fácil de seguir, com objetivos claros, públicos-alvo definidos, canais, metas e métricas que façam sentido. E o mais importante de tudo: que seja possível de realizar. Afinal, planejar é, acima de tudo, fazer escolhas estratégicas com base nos recursos humanos e financeiros disponíveis. Isso não quer dizer que você não possa mudar a rota ao longo do tempo.
Ainda não está convencido? Confira abaixo três motivos para você realizar um planejamento de comunicação para a sua empresa — ou entrar em contato conosco e entender melhor como podemos ajudá-lo nessa tarefa!
E estabelecer os objetivos e as metas de todos os esforços que serão empreendidos é essencial, afinal de contas, não tem como você traçar uma estratégia para crescer suas visualizações no TikTok ser você não determinou que é isso que quer fazer em 2025, não é mesmo?
Para facilitar na hora de pensar o seu, confira essa colinha: Objetivos são visões de longo prazo daqueles lugares aos quais você vislumbra chegar. Já uma meta é uma tarefa desafiadora, mas possível de ser realizada, que você precisa cumprir em determinado prazo com um certo nível de excelência estabelecido por meio de parâmetros pré-definidos.
Um bom planejamento determina todos os canais que a sua marca irá trabalhar durante o ano, e já estabelece planos de ação para cada um deles. Desta maneira, você garante que as mensagens que quer passar serão trabalhadas com o tom de voz adequado para cada rede, e também analisa qual canal vale apenas investir com mais força. O planejamento é o momento em que você repensa os seus públicos-alvo, personas, canais de comunicação e linha editorial. É muito importante sempre voltar para o básico, e rever toda a estratégia, afinal de contas um ano para o mundo digital é muito tempo. Se em 2022 você me contasse que um bilionário compraria o Twitter e a plataforma seria banida do Brasil com direito a intimação via rede social, diríamos que você está vendo Black Mirror demais. A verdade é que cenários mudam, novos canais nascem e morrem, sendo preciso rever anualmente o seu posicionamento em cada um deles.
Sem objetivos e metas fica impossível criar KPIs, e sem KPIs… Como você acompanha o desempenho da sua estratégia? Com o seu planejamento de comunicação em mãos, você consegue acompanhar os resultados, e, se não estiverem satisfatórios, tem tempo de mudar de rota para conseguir chegar onde você deseja.
Sabemos que o trabalho é grande e que é fácil desanimar ao longo do trajeto. Mas sempre tenha em mente que é melhor seguir na direção, mesmo que a passos de tartaruga, do que percorrer uma maratona no caminho errado.
Se você ficou animado para criar o seu planejamento de comunicação, nós temos um guia cheio de execícios e dicas detalhadas, para fazer a sua comunicação decolar. Basta clicar aqui.
E se você ainda estiver com dúvidas de para qual caminho seguir, troque ideias com uma especialista e melhore a sua estratégia. Clique aqui para agendar uma conversa com a CEO da Interteia, Vivian Peres.
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