Com a crescente busca por estratégias de comunicação, redes sociais e marketing digital para marcas, muita gente tem se perguntado: “o que é branding?”. A palavra ficou bastante popular no meio digital com o crescimento de perfis e influenciadores dedicados a compartilhar tendências e estratégias, mas sua presença na publicidade e no marketing não é recente.
Seja dentro ou fora da comunicação,
branding
é considerado um conjunto de ações, elementos visuais e institucionais de uma marca, que engloba não apenas a sua identidade gráfica, mas também seu posicionamento, expressão, tom de voz e personalidade. O branding também pode estar atrelado a experiência do consumidor em pontos físicos, seja em um perfume específico em uma loja, um padrão de linguagem dos colaboradores durante o atendimento, ou um protocolo de atendimento personalizado para tornar a experiência de compra inesquecível.
Desta forma, branding pode ser considerado tudo o que torna uma marca autêntica em ação, comunicação, visual e expressão. O branding é responsável por gerar destaque entre os concorrentes no imaginário do consumidor. A partir disso, uma estratégia bem planejada, estruturada e executada deve pensar que todos os pontos de contato com o consumidor, em ambiente online ou físico, pois tudo o que ele vê, escuta e consome deve ser idealizado para transmitir mensagens conscientes e inconscientes sobre o posicionamento e expressão da marca.
Quase tudo o que consumimos está inconscientemente atrelado com os nossos valores, crenças, personalidades e gostos pessoais, inclusive na hora de escolher um produto ou o serviço. Na hora de escolher entre a marca X ou Y, o consumidor está propenso a priorizar não só aquela que atende as suas necessidades, mas também a que gera identificação porque reflete sua personalidade, valores e crenças. Um bom exercício de branding no consumo é pensar: “o que as minhas roupas dizem sobre mim? Está alinhado com o que eu quero expressar?”
Em uma estratégia de comunicação que visa desenvolver posicionamento em redes sociais, por exemplo, o branding será um guia para moldar como a sua marca, produto ou serviço deseja se expressar e se comunicar com o consumidor, com o público alvo que tem contato com a marca pela primeira vez, e também com o mercado concorrente. É importante que essa comunicação esteja alinhada com a forma que o seu público alvo se comunica e posiciona para gerar identificação e interesse logo na primeira oportunidade de contato.
Para ser efetivo, o desenvolvimento de uma estratégia de branding deve ser guiado por autenticidade e propósito. Isso significa que a sua marca também pode ter crenças, valores, ideias e opiniões para embasar o seu posicionamento. Além disso, a comunicação deve destacar pontos que expressam os seus diferenciais de mercado e seus objetivos para gerar percepção, despertar desejo e motivação no público consumidor.
O primeiro passo para planejar uma estratégia de branding é conhecer o seu público alvo. Neste sentido, você pode se beneficiar de pesquisas de tendências e consumo para basear a suas ideias e escolhas, inclusive na forma como você vai desenvolver a sua estratégia de comunicação e expressão nas mídias sociais.
Outros instrumentos bastante úteis na hora de desenvolver uma estratégia de branding e mapear a identidade da sua marca são análises de SWOT (strengths, weakness, opportunities, treats - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e branding Persona. O
branding Persona
consiste em identificar, mapear e idealizar o seu público ideal com todas as suas características, crenças, valores, desejos e dores, para assim adquirir insights do que oferecer para atrair e se conectar através de estratégias de branding em comunicação.
É importante ter em mente que o branding ideal não existe, pois é uma ferramenta que se adapta para se conectar com o seu público alvo e gerar percepção de valor. A estratégia de branding ideal para um público jovem pode não ser o ideal para o público sênior, já que são identificações, valores e formas de comunicação e expressão bastante distintas. Se o objetivo é atingir um público A no mercado de luxo, a marca deve se comunicar e se posicionar como o público A. Tudo deve estar alinhado com o que você deseja expressar e atrair para o seu negócio.
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