O cancelamento pode ser evitado ou revertido. O mais importante é se atualizar sobre as pautas sociais e as melhores práticas de comunicação.
O termo cancelamento se refere ao boicote coletivo de uma pessoa ou marca nas redes sociais quando essa tem uma conduta considerada inadequada. Os casos mais emblemáticos ocorrem no momento em que pessoas públicas usam seus canais midiáticos e acabam omitindo opiniões equivocadas ou polêmicas sobre alguns assuntos sensíveis. Foi o caso da influenciadora fitness Gabriela Pugliesi, que durante o ápice da pandemia de Covid-19 sofreu sanções ao postar vídeos de uma festa.
No caso de marcas e empresas, o tema é ainda mais crítico e merece cuidado redobrado. Para começar, é preciso alinhar-se às demandas sociais e aos anseios e preocupações dos seus públicos. Antes de criar peças ou campanhas que falem sobre assuntos sensíveis, procure pesquisar a respeito e consulte especialistas nessas temáticas, assim você evita equívocos antes que seu projeto chegue ao consumidor.
Procure orientar a sua equipe sobre práticas saudáveis no ambiente de trabalho, e crie diretrizes claras para o seu time de marketing e comunicação, especialmente em temas sensíveis, como preconceito, assédio, discurso de ódio, etc.
A lista é bem grande, mas deve-se ter cuidado principalmente com posts que possam vir a ser ofensivos e não misturar opiniões pessoais com a postura da marca. Se o representante da sua empresa se envolver em alguma polêmica, ou algum funcionário for acusado de assédio ou injúria, procure se posicionar rapidamente de forma crítica e aberta.
Opiniões polêmicas, desatualizadas ou descoladas da realidade são alvo fácil de cancelamento. Por isso pesquise antes de falar sobre assuntos que fogem da sua zona de conforto e traga diferentes vozes para o debate, indo de pessoas da sua comunidade a especialistas. Nesse sentido, também é essencial contar com a ajuda de influenciadores conectados com os temas nos quais você está falhando. Afinal, eles têm lugar de fala e conhecimento relevante.
Não fuja da responsabilidade. Primeiramente peça desculpas aos seus seguidores. Admita o erro e procure melhorar nas próximas publicações.
Um bom exemplo é o da cantora Karol Conká, que foi cancelada durante a edição do Big Brother Brasil em 2021. A rapper contou com o apoio de uma série de profissionais de relações públicas, que em um primeiro momento a aconselharam a acatar as críticas sem rebatê-las. Desde o começo, ela se mostrou empenhada em melhorar suas atitudes e comportamentos, inclusive revelando ter procurado ajuda profissional para sua saúde mental. Não demorou muito para que a cantora recebesse apoio de famosos e ex- participantes do reality. Aos poucos, ela foi, inclusive, recuperando os seguidores perdidos e voltou a ser convidada para participar de programas de TV.
No caso de empresas, é essencial também buscar ajuda, procurar entender onde errrou e, com a ajuda de especialistas, desenvolver estratégias concretas para que o problema não volte a acontecer. Imagine uma empresa que foi cancelada após uma foto mostrando que todos os diretores são homens. Além de dar mais voz às mulheres em suas comuniações, é realmente importante que essa empresa trace um plano que permita a ascensão feminina a cargos de liderança.
Sabemos também que nem sempre o cancelamento é “válido”, e pode acontecer por motivos diversos e eventualmente injustos. Esse foi o caso da cantora Luisa Sonsa, que viu uma série de ataques virem a público após a sua separação. Neste caso, uma estratégia pode ser a de explicar o seu lado de forma aberta a sensível. Outra opção é se afastar das redes sociais por um período, evitando inflamar mais os ataques. Várias celebridades já fizeram isso até mesmo por questões de sanidade mental.
O cancelamento não é exclusivo de pessoas famosas ou marcas. Qualquer um na internet está sujeito a passar por isso. É sempre importante lembrar que tudo o que é postado na rede é público e, dependendo do teor, pode viralizar e trazer consequências, mesmo para quem tem poucos seguidores. Por isso, a dica é refletir sobre os conteúdos antes de postar, questionando se o teor fere alguém. Além disso, nunca se posicionar de cabeça quente.
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