O trabalho remoto veio para ficar e o papel da comunicação interna nessa nova realidade ganhou ainda mais destaque. Por isso, ferramentas como o Workplace tornaram-se uma necessidade na criação do ambiente virtual de comunicação, no qual muitas, senão a maioria, das interações entre os funcionários acontecem. Ter uma estratégia de comunicação bem afinada para os canais digitais é peça-chave na manutenção de equipes unidas e produtivas.
O que era para ser uma tendência para esta década, acabou se tornando a sólida realidade do mercado, que mudou do dia para a noite em função da pandemia de Covid-19. E neste cenário, o Workplace foi uma mão na roda para as empresas que adotaram a ferramenta na comunicação com seus times. A plataforma, desenvolvida pelo Facebook, é uma versão da rede social adaptada para o mundo corporativo, o que encurta bastante a curva de aprendizagem dos usuários, afinal, quem não tem uma conta no Facebook?
Há quem diga que nada substitui o contato físico e a convivência diária. Mas já que não dá mais para contar apenas com o trabalho presencial, é preciso que o canal usado para as conexões à distância também seja atrativo. Nesse quesito, não tem como negar a relevância de uma rede como o Workplace, feita de forma muito semelhante ao seu “irmão mais velho”: o Facebook. Mesmo com quase duas décadas de existência, o filho mais velho da Meta ainda recebe a visita diária de quase dois bilhões de pessoas, segundo
levantamento feito em março de 2022 pela própria empresa. Nesse sentido, a adoção do Workplace acaba sendo meio caminho andado quando o objetivo é conquistar a adesão da equipe. Mas, vale ressaltar: só isso não garante a uma boa comunicação.
Para que a
comunicação interna flua é preciso que o seu planejamento seja realizado com muita dedicação. A comunicação unidirecional, que acontecia por e-mail ou por impressos vindos da alta gestão perdeu espaço para a nova realidade: agora precisam ser horizontalizadas. Manter uma escuta ativa para captar as expectativas sobre o papel da comunicação interna para os profissionais de todos os níveis da empresa é fundamental na construção desse canal de interação entre as pessoas e no estímulo ao senso de pertencimento, que contribui para criar uma boa imagem da empresa aos seus funcionários.
Chamar os funcionários para perto na hora de dividir as metas e os objetivos gerais da organização, por exemplo, é o melhor caminho para conquistar o engajamento da equipe. No Workplace, todo comunicado compartilhado pode gerar curtidas e comentários, da mesma forma que se faz no Facebook. Quando a interação dos colaboradores com a plataforma já está madura, é possível saber em poucos minutos qual o impacto de uma notícia ou de uma decisão sobre os membros do time, deixando todos sempre na mesma página.
A rede social corporativa é o canal ideal para comunicados importantes, como os de mudanças na política interna, de divulgação do plano de ação para o ano, ou ainda, aqueles mais ligados ao dia a dia, como os de manutenção no servidor da empresa e outros serviços de infraestrutura. Através das publicações nessas redes é possível acompanhar a velocidade com que a informação chega aos colaboradores e visualizar quantos deles acessaram o conteúdo. O que ajuda muito os gestores na hora de verificar quem já está sabendo das novidades e quem precisa receber um reforço.
Reconhecimento é uma das sensações mais procuradas no ambiente corporativo. O Workplace permite comemorar momentos e conquistas de diversas formas, seja por vídeos dos altos executivos da empresa parabenizando o time por uma meta atingida, ou pela celebração dos aniversários dos funcionários com cartões virtuais, textos ou mensagens.
No caso dos aniversários, estabeleça uma frequência para parabenizar os aniversariantes da equipe. Os vídeos personalizados geram bom engajamento e aproximam as pessoas do time, trazendo a sensação de pertencimento. E, claro, dá para tornar essa ação ainda mais interessante mandando um bolo ou outro mimo para a casa do colaborador.
Muitas empresas reduziram seus espaços físicos e já não comportam o time inteiro no escritório ao mesmo tempo, outras passaram a possuir membros em outros estados ou países. Por isso, as cerimônias de celebração precisam se adaptar a essa nova realidade, permitindo a participação de todos, seja nos meios físicos ou virtuais. O Workplace permite a transmissão ao vivo por vídeo, que pode ser captado diretamente pela plataforma ou por ferramentas de terceiros, já que a integração é bem simples e acontece da mesma forma que nas lives transmitidas pelas redes sociais. Isso permite que até mesmo os times que cuidam do suporte às transmissões, como uma agência de comunicação interna, por exemplo, atuem remotamente.
Engajar, informar e celebrar são os verbos que vão percorrer toda a sua
estratégia de comunicação e precisam estar em equilíbrio para que o consumo orgânico do conteúdo que você publica ganhe cada vez mais adeptos. Isso fará com que, em pouco tempo, o Workplace se torne o seu principal canal de
comunicação interna na empresa.
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