WhatsApp,
Telegram,
Instagram, Facebook,
LinkedIn,
YouTube,
site corporativo, e-mail marketing... Esses são apenas alguns dos diferentes
canais de comunicação
que estão disponíveis para que a sua empresa possa chegar ao público-alvo. E a cada dia surgem novas possibilidades por aí. Recentemente, tivemos a explosão do
Tik Tok, do Reels do Instagram e do Clubhouse.
Com tantas opções e estilos específicos, é praticamente impossível para qualquer empresa, mesmo aquelas de orçamento gigante, estarem em todos esses canais com qualidade e frequência. Por isso, é preciso
escolher os focos prioritários. Confira as nossas dicas para o momento de fazer o planejamento.
Cruze com seus públicos-alvo e objetivos de comunicação
Na hora de selecionar os canais, pense naquelas em que o seu público-alvo está mais engajado e por meio dos quais você poderá colher mais resultados de acordo com os seus objetivos. Você pode, e deve, ter canais específicos para públicos-alvo diferentes.
Por exemplo, uma marca de roupas provavelmente precisa ter uma estratégia sólida no Instagram para mostrar o seu produto ao consumidor. Mas se ela quiser fazer uma comunicação para atrair profissionais para atuar nas suas lojas, o Linkedin pode ser mais indicado. Claro que nesse caso o conteúdo e a forma dos post deve também variar de uma rede para outra. Por isso, é importante definir uma linha editorial clara, assim como um tom de voz condizente com a empresa. Separamos uma lista de alguns dos canais mais usados.
1. Canais de comunicação para divulgação e atendimento ao cliente
- Telefone:
há clássicos que nunca morrem. O telefone é um deles. É um bom canal para entrar em contato com o seu cliente mais engajado, fazer uma abordagem pós-venda e entender melhor o seu público. Mas se lembre sempre de que esse pode ser um canal mais invasivo.
- WhatsApp e Telegram:
muito parecidos e ao mesmo tempo completamente diferentes. O WhatsApp é um canal mais aberto, de mão dupla. Pode servir tanto para a divulgação de notícias quanto para o atendimento ao cliente. O Telegram tem sido mais usado como um canal fechado de divulgação de conteúdo.
- SMS:
é um meio bacana para mandar recados e divulgações curtinhos, como uma pesquisa de satisfação ou um
promocode
especial.
- Chat online:
especialmente se você precisa esclarecer dúvidas de clientes, o chat ajuda bastante o atendimento e auxilia na decisão de compra. É uma maneira bem rápida e simples de se aproximar do cliente em um momento estratégico. Também pode ser bem interessante para o pós-venda.
- E-mail:
o e-mail marketing ainda é uma ferramenta bastante efetiva para a divulgação de produtos e serviços. Com a crescente preocupação para não se tornarem
“spamers”,
muitas empresas possuem receio em utilizar e-mail marketing para se comunicar com os seus públicos. Entretanto, quando bem utilizado, o e-mail pode, sim, ser uma boa ferramenta de comunicação. Ele ainda é usado pela maioria da população do mundo. São 4.3 bilhões de contas que enviam 196 bilhões de disparos todos os dias. 91% dos usuários checam o e-mail diariamente e 77% dos consumidores ainda preferem e-mail para as comunicações. Entretanto, para ser efetiva a utilização de e-mail marketing exige algumas boas práticas, que basicamente se baseiam na combinação de conteúdo correto, para o público correto no tempo correto.
2. Canais de comunicação para compartilhamento de conteúdo e informações
- Blog ou área de notícias:
ter um blog ou uma área de notícias no website é essencial para quem deseja desenvolver uma estratégia de conteúdo. Aproveite esse espaço para compartilhar informações úteis com o seu público e se aproximar dele.
- Redes sociais de conteúdo:
ferramentas como o Medium e o LinkedIn, que permitem o compartilhamento de matérias também podem ter uma função interessante na difusão de notícias e conteúdos.