Se você já pensou em contratar uma consultoria de comunicação, mas ficou na dúvida, neste artigo, vou explicar o que esperar desse trabalho. Conto também quais eu considero que são as entregas necessárias ao final do processo e detalho quais são os perfis de empresas que mais podem se beneficiar desse tipo de serviço.
Para começar, é importante destacar que qualquer consultoria tem por objetivo realizar um diagnóstico e sugerir melhorias com base em um planejamento de próximos passos. E ao contrário do que muitos pensam, planejar não significa tentar prever o futuro. Está muito mais relacionado a entender o presente e descobrir as melhores formas de lidar com ele. Nas palavras de Peter Drucker: “o planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. É um instrumento para raciocinar agora sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro” .
Desta forma, um serviço de consultoria de comunicação consiste em basicamente três etapas. A primeira é um diagnóstico da empresa e do ecossistema no qual ela está inserida. A segunda é a formulação da estratégia de comunicação que corrija ou melhore o que foi observado. A terceira é a transformação de tudo isso em planos táticos e estratégicos. Ou seja, basicamente ensinar o caminho para transformar o sonho em realidade.
Fazendo uma analogia prática, funciona mais ou menos como contratar um escritório de arquitetura para fazer o projeto da sua casa. Eles vão olhar o terreno, estudá-lo, analisar o estilo de vida e a composição da sua família, as suas preferências estéticas, vão perguntar qual o seu orçamento e, com base em tudo isso e muito mais, entregarão um projeto com diversos itens. Depois dessa fase, alguns escritórios oferecem também o acompanhamento da obra para garantir que tudo saia o mais próximo possível do planejado. Mas se preferir, você pode optar por contratar outro fornecedor, como um empreiteiro ou um engenheiro.
O planejamento de comunicação segue essa mesma lógica. Mas embora a base de um planejamento seja a mesma, cada fornecedor utiliza processos próprios. Aqui na
Interteia, seguimos a metodologia de design thinking de
Stanford, que é um método muito simples, porém extremamente poderoso. Consiste nos seguintes passos:
Passo 1: definir
Análise inicial da organização: produtos, serviços e materiais de comunicação já existentes.
Passo 2: entender
Pesquisas com os públicos-alvo para colher visões sobre necessidades de comunicação.
Passo 3: criar
Delineamento da identidade e ponto focal da comunicação a fim de trabalhar as melhores soluções.
Passos 4 e 5: prototipar e testar
Apresentação do protótipo das soluções para aprovação e construção conjunta com os diversos públicos de interesse.
Qual é a entrega final
Ao final do processo, a consultoria de comunicação deve entregar um documento com todos os detalhes da pesquisa realizada e orientações completas de como colocar a estratégia em prática. Ou seja, fazer acontecer. O nosso planejamento, por exemplo, inclui os seguintes itens:
- Análise SWOT com o diagnóstico do ambiente de negócios (forças, diferenciais, concorrentes, mercado, etc)
- Delimitação de públicos-alvo e mercados-alvo
- Definição dos objetivos de comunicação gerais e específicos
- Públicos-alvo e mercados-alvo
- Definição de linha editorial
- Canais de comunicação: diagnóstico e ações
- Ações estruturantes
- Cronograma tático
- Key performance indicators/ Indicador-chave de desempenho (KPI)
Esse trabalho certamente trará ganhos para todos os perfis de empresas. Mas existem alguns momentos da maturidade do negócio em que esse benefício é ainda maior. Abaixo, destacamos três deles:
Empresas iniciantes
Antes de mais nada, quero esclarecer que, quando uso a palavra iniciante, refiro-me aos processos de comunicação, e não necessariamente aos negócios. No Brasil, existem milhares de empresas consolidadas e tradicionais, muitas delas inclusive de grande porte, que nunca tiveram um fluxo de comunicação bem estabelecido. Nesses casos, a consultoria é essencial para evitar rotas erradas e poupar tempo.
Novos projetos ou produtos
Se você está lançando um novo projeto, serviço ou produto, é extremamente benéfico fazer um trabalho de consultoria para conseguir mapear esse ambiente desconhecido. Dessa forma, fica mais fácil acertar logo de cara.
Mudanças de rumo
Se a sua estratégia não está funcionando e você quer mudar o rumo, a consultoria de comunicação é mais do que essencial. Ela ajuda a diagnosticar o que pode estar dando errado e indica como corrigir a rota de acordo com os seus objetivos.
Quer saber mais?
Preencha o nosso diagnóstico de comunicação no link abaixo e receba o contato de um especialista para entender melhor o momento do seu negócio.