O que é
inbound marketing? O que é
marketing de conteúdo? Qual a diferença entre os dois? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes de quem está iniciando uma
estratégia de comunicação online.
Muitos profissionais usam marketing de conteúdo e inbound marketing como sinônimos. Não está completamente errado, pois, são estratégias que se complementam e andam juntas. Mas os puristas preferem separar os conceitos. Aqui na
Interteia, nós consideramos o marketing de conteúdo como uma abordagem maior, que deve passar por toda a comunicação, online e offline. Você pode fazer marketing de conteúdo sem necessariamente ter uma estratégia de inbound.
Já o contrário é impossível, pois o inbound marketing é a metodologia de trabalhar o conteúdo em todas as fases da jornada do cliente, incluindo quatro passos: atrair, converter, fechar negócios e encantar.
Mas tanto o inbound quanto o marketing de conteúdo partem do princípio de que é essencial que a comunicação das empresas não seja uma via de mão única, mas abra diálogo que “preste serviço” aos interesses da audiência, chamando a sua atenção frente às muitas informações às quais as pessoas estão submetidas.
Marketing de conteúdo
No livro Marketing 4.0,
Philip Kotler comenta que o "relacionamento entre marcas e consumidores não deveria mais ser vertical, e sim horizontal. Os consumidores deveriam ser considerados colegas e amigos da marca. E a marca deveria revelar seu caráter autêntico e ser honesta sobre seu verdadeiro valor. Somente então ela será confiável". O marketing de conteúdo é exatamente essa estratégia de conversar com os clientes.
Uma estratégia bem-sucedida de conteúdo cobre todos os contatos que a empresa tem com os seus públicos, desde a equipe e fornecedores, até os clientes finais. O marketing de conteúdo parte do princípio de que tudo o que as empresas produzem tem — ou, pelo menos, deveria ter — informações relevantes para os clientes.
Cada material faz parte de uma unidade que deve contar a mesma história da sua marca, do seu produto e do seu serviço. Normalmente, as empresas tendem a querer falar de si mesmas, promover seus produtos e serviços. Mas uma comunicação efetiva do ponto-de-vista do marketing de conteúdo inverte essa ordem. Antes de pensar na empresa, temos que analisar o interesse do público-alvo dela. Começamos, então, a levantar algumas perguntas como:
- Com que tipo de informação meus públicos precisam de ajuda?
- O que você espera que as pessoas saibam sobre o meu mercado?
- Quais são os temas de interesse debatidos sobre o meu mercado nas redes sociais, blogs e sites de notícias?
Inbound marketing
Já o inbound marketing é uma metodologia que tem por objetivo principal transformar desconhecidos não apenas em clientes, mas em apaixonados por marcas. Para isso, deve-se realizar diversas atividades dentro do funil de vendas, passando pela atração de potenciais clientes, conversão em leads, nutrição desses contatos para o fechamento de negócios e, por fim, encantamento para que ele se torne promotor da marca, empresa ou serviços.
No mesmo livro citado anteriormente, o nosso guru Kotler fala também sobre o inbound marketing: "o papel dos profissionais de marketing é guiar os clientes por sua jornada desde o estágio de assimilação até se tornarem advogados (defensores ou embaixadores) da marca". Confira abaixo como funciona essa estratégia dentro do funil de vendas e quais são as atividades de comunicação mais indicadas para cada fase: