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Guia de inbound marketing: o passo a passo definitivo

Vivian Peres

Se você é empreendedor, empreendedora, profissional de comunicação, marketing ou vendas, com certeza, conhece ou já ouviu falar pelo menos o básico sobre inbound marketing. Mas acredito também que certamente tem ou já teve dúvidas sobre a aplicação prática dessa metodologia no seu negócio ou serviço. 


Não é para menos. Embora seja acessível para empresas de todos os portes por ser uma estratégia de baixo custo, o inbound marketing pode ser bastante complexo para quem está começando a se aventurar no
marketing digital. Por isso, é preciso entender o conceito antes de mais nada e a lógica de como essa metodologia funciona. 


O que é inbound marketing?

Bom, vamos começar pelo básico: explicando o conceito de inbound marketing. Trata-se de uma metodologia que tem por objetivo principal transformar desconhecidos não apenas em clientes, mas em promotores das marcas e empresas.  Para isso, deve-se realizar diversas atividades dentro do funil de vendas, passando pela atração de potenciais clientes, conversão em leads, nutrição desses contatos para o fechamento de negócios e, por fim, encantamento para que ele se torne promotor da marca, empresa ou serviços. Desta forma, diferentemente do marketing tradicional ou outbound marketing, que “empurra” a mensagem, o inbound procura atrair o público. 


Se você qui
ser se aprofundar mais nesse conceito e tiver dúvidas sobre a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo, clique aqui para ler a matéria em que falamos mais sobre esse assunto.


Agora, conheça como trabalhar o inbound marketing em todas as etapas do funil de vendas.


Passo 1: atrair potenciais clientes 

A fase de atração é formada por atividades que estimulem potenciais clientes a conhecerem a sua marca, empresa ou serviço. O objetivo é chamar a atenção das pessoas. Para isso, devemos sempre utilizar conteúdo útil e bem estruturado, com um tom de voz claro e voltado para as nossas personas, em blogs, sites e redes sociais.


Outro ponto essencial é a encontrabilidade, que nada mais é do que ser encontrado em ferramentas de busca como o Google. Para isso, é essencial trabalhar técnicas de
Otimização para Ferramentas de Busca (SEO) em todos os canais digitais. Para acelerar esse processo, os anúncios também são uma ótima pedida. Confira abaixo as principais atividades de atração.

  • Manutenção de sites com uma boa estratégia de SEO
  • Criação de blog ou de área de notícias com informações úteis do setor em que a empresa está inserida
  • Desenvolvimento de uma estratégia sólida nas redes sociais, com tom de voz e linha editorial definidos
  • Criação de anúncios para a empresa aparecer no Google, Facebook, Instagram e outras mídias relevantes

Passo 2: converter em leads

Na fase de conversão, o objetivo é capturar os contatos dos potenciais clientes que nos encontraram por meio dos canais de atração. No marketing digital, nós chamamos esses contatos de leads. Para transformar um desconhecido em lead, a principal estratégia é a criação de iscas de conteúdo, materiais ricos estruturados com informações e ferramentas valiosas para o público-alvo. A captura dos leads é realizada por meio de landing pages, formulários de contatos e chats, entre outros meios. 

  • Criação de materiais ricos, como e-books, planilhas, ferramentas, consultorias gratuitas, diagnósticos, etc
  • Desenvolvimento de landing pages ou formulários para a captação dos leads em troca desses materiais
  • Manutenção de formulários de contato ou de ferramentas de chat nos canais digitais
  • Atendimento via WhatsApp ou contato telefônico


Passo 3: fechar negócios

A partir do momento que esse desconhecido se transformou em lead, nós trabalhamos as atividades de nutrição. Aqui, o objetivo é estabelecer um fluxo de envio de informações úteis sobre o seu segmento de mercado. Muitas vezes, o lead ainda não está pronto para efetuar a compra, mas queremos que ele nos considere a primeira opção quando chegar a hora.


Nesta etapa, procure também oferecer ao seu lead conteúdos que eliminem as objeções à aquisição. E lembre-se sempre: pesquisas indicam que são necessários pelo menos seis contatos para que o lead se lembre de você no futuro. Por isso, é muito importante criar fluxos de automação de marketing com uma alimentação constante do contato. 


Funciona da seguinte forma: o lead se interessa por um e-book que você disponibilizou no site, ele acessa a landing page, coloca o e-mail e recebe o material. Nesse momento, aciona um gatilho e passa a receber uma série de materiais e informações úteis com base em seus interesses. Quanto mais segmentado esse processo, melhor. Confira abaixo um resumo das principais ferramentas dessa fase:

  • Envio de mais materiais ricos interessantes, como e-books, planilhas, organizadores, consultorias gratuitas, avaliações gratuitas, ferramentas úteis, etc
  • Disparo de e-mails marketing ou newsletters sempre com informações úteis
  • Newsletters
  • Contato telefônico ou por WhatsApp para tirar dúvidas
  • Desenvolvimento de eventos de conteúdo, como seminários, webinars, lives, etc


Passo 4: encantar

Na fase de encantamento, desenvolvemos atividades para transformar o cliente em um promotor da marca ou empresa. Aqui, o mais importante é o pós-venda. Afinal, não tem coisa pior do que nos sentirmos abandonados após uma compra, não é mesmo? Também é essencial trabalhar comunicações personalizadas e que impulsionem o relacionamento do cliente com a marca ou empresa, podendo até mesmo gerar novas compras. Resumindo: o nosso clientes precisa se sentir especial e ter o sentimento de que entregamos mais do que o esperado. 

  • Manutenção de um relacionamento pós-venda com o cliente
  • Desenvolvimento de conteúdos exclusivos que o ajudem a aproveitar melhor o produto ou serviço
  • Atendimento individualizado
  • Desenvolvimento de eventos exclusivos ou de clube de benefícios, ambos baseados na fidelidade do cliente


Você viu como faz sentido? Por isso, a gente ama o inbound. Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente. Será um prazer responder.

Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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