O LinkedIn é a principal rede profissional do mundo. São 756 milhões de usuários em mais de 200 países. A presença do Brasil é extremamente significativa: mais de 40 milhões de pessoas ativas. O nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking das nações que mais utilizam a plataforma.
Por tudo isso, quem quer criar uma marca pessoal consistente precisa desenvolver uma boa presença nesta rede social. Confira abaixo algumas dicas de como iniciar a sua estratégia, formatando o seu perfil seguindo as melhores práticas. Vamos nessa?
Comece definindo qual imagem você quer passar
Antes de você configurar o seu perfil, você precisa se perguntar qual é a imagem profissional que quer passar: a sua marca pessoal. Ela deve ser uma junção daquilo que você é, seus valores e crenças, com aquilo que você deseja mostrar para o seu público, a sua persona. Pense nos pontos mais valorizados no seu mercado e cruze com aquilo que você considera serem os seus pontos fortes. Por aí, já tem um excelente caminho.
A criação de uma boa marca pessoal e de um bom perfil são a base para toda a sua presença na rede e devem refletir esses valores. Um perfil bem formatado gera credibilidade, atrai olhares de recrutadores ou, se você empreende, fornece visibilidade frente a possíveis parceiros de negócios ou clientes.
Antes do meu reposicionamento no LinkedIn, eu simplesmente tinha transferido o meu currículo para a rede. Desde que montei o meu perfil, a minha vida mudou muito e as informações não tinham acompanhado. Sou empreendedora, não procuro mais emprego. Hoje, vendo serviços. O meu conteúdo não refletia em nada essa nova realidade.
Confira abaixo alguns dos principais itens que auxiliam a formação da minha nova marca pessoal:
Configurações básicas
Antes de falar do conteúdo em si, não posso deixar passar uma dica importante: as configurações básicas. Elas merecem atenção para não comer bola. O principal ponto é verificar a privacidade do seu perfil: ele está público, ou seja, acessível para todas as pessoas da rede?
Outro fator é que o LinkedIn sabe que existem diversos tipos de profissionais com objetivos diferentes. Por isso, é preciso contar para a rede o que você quer dela, se está buscando recolocação, por exemplo, há um local nas configurações para avisar. O terceiro item que merece atenção é o link. Ele precisa ter o seu nome da forma mais fácil possível, ajudando na sua encontrabilidade na plataforma.
Cartão de apresentação
Sabe aquela parte de cima que tem a sua foto, nome, sobre e afins? Ela é o seu cartão de visitas. Precisa ter as informações básicas sobre você de forma bem direta e atrativa. Esse é o ponto de partida para a construção da sua marca pessoal.
Entenda que imagem você quer passar para o mundo e trabalhe para que o seu perfil a reflita. Para isso, três elementos são mais que básicos: a foto de perfil, a foto de capa e o vídeo de apresentação.
Foto:
segundo métricas do próprio LinkedIn, perfis com foto são vistos 27 vezes mais. Mas lembre-se: o LinkedIn é uma rede social corporativa. Aquela foto tomando vinho na frente da Torre Eiffel em Paris pode ser bem legal para o Instagram, mas será que funciona mesmo para essa rede? Se você não for sommelier ou agente de viagens, pode ser mais interessante procurar elementos que reflitam o seu trabalho. A foto tem que ser bacana, mas não precisa necessariamente ser formal. Uma engenheira de produção que atua em uma grande fábrica, por exemplo, pode, e deve, investir em uma imagem bem bonita neste ambiente.
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Capa: a imagem de fundo é uma mídia essencial também. Encare esse espaço como um outdoor para mostrar a sua cara e o que você resolve. Há muitas e muitas formas de criar uma arte atrativa dependendo do mercado em que você se insere. Use a criatividade, faça um benchmarking com os líderes do seu nicho, capriche e se jogue!
Vídeo de apresentação: o LinkedIn também permite que você se apresente em um vídeo curto no seu perfil. Isso é muito bacana, pois vídeos são vistos até cinco vezes mais. Você já ouviu falar do pitching de elevador? Essa ideia é muito usada no mundo das startups, em que normalmente você tem um tempo curto para "vender" a sua ideia a um possível investidor. Pois bem, encare esse vídeo da mesma forma, falando sucintamente quem você é o que você entrega de melhor.
Título profissional:
aquela frase que sempre aparece juntinho com a sua foto também merece atenção. A maior parte das pessoas opta por preencher com o cargo atual. Era o meu caso. Vale parar cinco minutinhos para pensar se faz sentido para você. Por exemplo, escrever que você é analista de comunicação, sendo que essa é uma área ampla, não diz exatamente muita coisa sobre o que você realiza.
Talvez valha investir em uma descrição específica, como especialista em inbound marketing com experiência em moda, por exemplo. Ah, e uma dica importante, se você está em busca de recolocação, há um campo específico para indicar isso. Não desperdice esse espaço.
Nessa área, eu optei por descrever o que eu faço, as minhas habilidades. Afinal, as pessoas me contratam pelos serviços que eu presto, e não pelo meu cargo.