Layout do blog

Como desenvolver a sua marca pessoal no LinkedIn

Vivian Peres

O LinkedIn é a principal rede profissional do mundo. São 756 milhões de usuários em mais de 200 países. A presença do Brasil é extremamente significativa: mais de 40 milhões de pessoas ativas. O nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking das nações que mais utilizam a plataforma. 


Por tudo isso, quem quer criar uma marca pessoal consistente precisa desenvolver uma boa presença nesta rede social. Confira abaixo algumas dicas de como iniciar a sua estratégia, formatando o seu perfil seguindo as melhores práticas. Vamos nessa?


Comece definindo qual imagem você quer passar

Antes de você configurar o seu perfil, você precisa se perguntar qual é a imagem profissional que quer passar: a sua marca pessoal. Ela deve ser uma junção daquilo que você é, seus valores e crenças, com aquilo que você deseja mostrar para o seu público, a sua persona. Pense nos pontos mais valorizados no seu mercado e cruze com aquilo que você considera serem os seus pontos fortes. Por aí, já tem um excelente caminho. 


A criação de uma boa marca pessoal e de um bom perfil são a base para toda a sua presença na rede e devem refletir esses valores. Um perfil bem formatado gera credibilidade, atrai olhares de recrutadores ou, se você empreende, fornece visibilidade frente a possíveis parceiros de negócios ou clientes. 


Antes do meu reposicionamento no LinkedIn, eu simplesmente tinha transferido o meu currículo para a rede. Desde que montei o meu perfil, a minha vida mudou muito e as informações não tinham acompanhado. Sou empreendedora, não procuro mais emprego. Hoje, vendo serviços. O meu conteúdo não refletia em nada essa nova realidade. 


Confira abaixo alguns dos principais itens que auxiliam a formação da minha nova marca pessoal:


Configurações básicas


Antes de falar do conteúdo em si, não posso deixar passar uma dica importante: as configurações básicas. Elas merecem atenção para não comer bola. O principal ponto é verificar a privacidade do seu perfil: ele está público, ou seja, acessível para todas as pessoas da rede? 


Outro fator é que o LinkedIn sabe que existem diversos tipos de profissionais com objetivos diferentes. Por isso, é preciso contar para a rede o que você quer dela, se está buscando recolocação, por exemplo, há um local nas configurações para avisar. O terceiro item que merece atenção é o link. Ele precisa ter o seu nome da forma mais fácil possível, ajudando na sua encontrabilidade na plataforma.



Cartão de apresentação


Sabe aquela parte de cima que tem a sua foto, nome, sobre e afins? Ela é o seu cartão de visitas. Precisa ter as informações básicas sobre você de forma bem direta e atrativa. Esse é o ponto de partida para a construção da sua marca pessoal. 


Entenda que imagem você quer passar para o mundo e trabalhe para que o seu perfil a reflita. Para isso, três elementos são mais que básicos: a foto de perfil, a foto de capa e o vídeo de apresentação. 


Foto: segundo métricas do próprio LinkedIn, perfis com foto são vistos 27 vezes mais. Mas lembre-se: o LinkedIn é uma rede social corporativa. Aquela foto tomando vinho na frente da Torre Eiffel em Paris pode ser bem legal para o Instagram, mas será que funciona mesmo para essa rede? Se você não for sommelier ou agente de viagens, pode ser mais interessante procurar elementos que reflitam o seu trabalho. A foto tem que ser bacana, mas não precisa necessariamente ser formal. Uma engenheira de produção que atua em uma grande fábrica, por exemplo, pode, e deve, investir em uma imagem bem bonita neste ambiente. 

Quer saber o que melhorar na sua fotografia?
Clique aqui e acesse uma ferramenta bem bacana que faz essa análise e dá dicas práticas. 

Capa: a imagem de fundo é uma mídia essencial também. Encare esse espaço como um outdoor para mostrar a sua cara e o que você resolve. Há muitas e muitas formas de criar uma arte atrativa dependendo do mercado em que você se insere. Use a criatividade, faça um benchmarking com os líderes do seu nicho, capriche e se jogue!


Vídeo de apresentação: o LinkedIn também permite que você se apresente em um vídeo curto no seu perfil. Isso é muito bacana, pois vídeos são vistos até cinco vezes mais. Você já ouviu falar do pitching de elevador? Essa ideia é muito usada no mundo das startups, em que normalmente você tem um tempo curto para "vender" a sua ideia a um possível investidor. Pois bem, encare esse vídeo da mesma forma, falando sucintamente quem você é o que você entrega de melhor. 


Título profissional: aquela frase que sempre aparece juntinho com a sua foto também merece atenção. A maior parte das pessoas opta por preencher com o cargo atual. Era o meu caso. Vale parar cinco minutinhos para pensar se faz sentido para você. Por exemplo, escrever que você é analista de comunicação, sendo que essa é uma área ampla, não diz exatamente muita coisa sobre o que você realiza. 


Talvez valha investir em uma descrição específica, como especialista em inbound marketing com experiência em moda, por exemplo. Ah, e uma dica importante, se você está em busca de recolocação, há um campo específico para indicar isso. Não desperdice esse espaço.


Nessa área, eu optei por descrever o que eu faço, as minhas habilidades. Afinal, as pessoas me contratam pelos serviços que eu presto, e não pelo meu cargo.

Sobre, experiência, formação

Outra área em que muita gente erra é no sobre. Sempre prefira colocar as suas entregas em vez das suas atividades. Pense nas dores de seu público-alvo e detalhe toda a sua autoridade no desenvolvimento de soluções. Quer uma ajudinha?


Confira abaixo algumas perguntas estratégicas:

  • Que problemas eu resolvo?
  • Como eu comprovo que resolvo esses problemas?
  • Quais os meus pontos fortes? 
  • O que me move?
  • Quais os meus diferenciais como profissional?


Um texto que responda a essas perguntas com certeza estará no caminho certo. Depois dele, é a vez de incluir as suas experiências, formação e afins. O mais importante nessa parte é a transparência. Nunca minta, foque nas suas habilidades e mantenha tudinho sempre atualizado. Fez um curso novo? Tirou uma certificação? Corre lá para incluir.


Palavras-chave e hashtags

Por último, mas não menos importante, está o mapeamento de palavras-chave. Seja encontrável no seu nicho! Use no seu perfil palavras-chaves e hashtags estratégicas, que tenham a ver com o conhecimento, a sua marca pessoal e o seu posicionamento. Coloque as hashtags sobre o que você fala no seu perfil. Eu, por exemplo, uso #inboundmarketing, #comunicacaodigital, #comunicacaointerna, #marketingdeconteudo e #planejamentodecomunicacao.



Recomendações 

Outras pessoas conseguem endossar as suas habilidades? Peça recomendações! Isso ajuda muito a dar credibilidade ao que você está falando e a provar que existem profissionais que já testaram e aprovaram as suas entregas. 



Vivian Peres

Sobre a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: