Layout do blog

8 passos para melhorar o seu engajamento no Instagram

Vivian Peres

Uma boa taxa de engajamento no Instagram é essencial para aumentar sua conta e fazer as publicações serem mais vistas. Por isso, esse é o objetivo número um de muitos Instagrammers e profissionais de marketing. Infelizmente, o envolvimento do Instagram é suscetível a flutuar junto com as alterações do algoritmo, e pode ser difícil de manter ou melhorar a interação. 


Mas não se desespere. Existem algumas táticas fáceis que podem ajudar a aumentar o alcance, conquistar novos seguidores e criar sua comunidade. Vamos lá?


Envolva-se com contas semelhantes em seu setor ou nicho todos os dias.

Antes de publicar sua próxima foto no Instagram, reserve um tempo para se envolver com o conteúdo de outras contas, especialmente as semelhantes à sua, que fazem parte do seu nicho. A regra básica do Instagram é que o engajamento alimenta o engajamento. Ao interagir com outros usuários na plataforma, você aumenta sua chance de ser visto.


Mas a qualidade é tão importante quanto a quantidade. É por isso que você deve investir seu tempo também na seleção. Por exemplo, se você administra uma conta do Instagram para uma marca de moda, envolva-se com o conteúdo de influenciadores desse segmento, veículos de imprensa e outros perfis de referência.


Dessa forma, você estará se apresentando para o público certo, que terá algum interesse em seu conteúdo. Para descobrir novas contas a seguir, você pode ver as recomendações por categoria, que aparecem na parte superior da tela quando você seleciona o ícone de pesquisa. Outra maneira é pesquisando palavras-chave que aparecem na biografia. Para isso, basta inseri-las na barra de pesquisa e selecionar “Pessoas”.


Interaja com o conteúdo diretamente antes e depois da postagem

A primeira hora após a postagem é essencial para o futuro dela. Muito envolvimento imediatamente após o post faz o algoritmo do Instagram reconhecer o conteúdo como relevante e interessante para muitos de seus seguidores. Isso faz com que a postagem apareça mais acima em feeds de seguidores.


Use hashtags de cauda longa e estrategicamente selecionadas

As hashtags de cauda longa são específicas e detalhadas, o que significa que elas refletem com mais precisão o contexto de sua postagem. Digamos que você publique uma foto de um edifício pós-moderno que chamou sua atenção no Instagram. Você pode usar a hashtag #arquitetura, com mais ou menos 100 mil postagens, ou #arquiteturaposmoderna, com 10 mil. São tags bastante semelhantes, mas a última (a cauda longa) tem menos postagens associadas, o que significa que é mais provável que seu conteúdo seja descoberto, curtido ou comentado. 


Você pode usar hashtags mais gerais com uma grande quantidade de conteúdo associado – você nunca sabe, poderá obter algum envolvimento com elas se tiver uma ótima postagem! Mas misture-os com suas tags menos populares de cauda longa, com uma proporção de cerca de 80:20 para tags de cauda longa.


Escreva boas legendas

Os textos devem gerar engajamento e incentivar os usuários a passar mais tempo olhando para sua postagem. Uma boa legenda fornece o contexto da foto e e envolve o público. Você pode abordar sua legenda de várias maneiras diferentes: pode ser uma legenda longa e detalhada que conta uma história. Pode ser uma legenda curta e direta que aprimora a foto e fornece uma visão geral da imagem ou contexto adicional. Pode ser sério e instigante ou engraçado e alegre.

Qualquer que seja o ângulo que você escolher, para tornar sua legenda do Instagram ainda mais eficaz e atraente, inclua um CTA. Faça uma pergunta ou incentive os usuários a marcar um amigo que aprecie a postagem para manter o ritmo que você criou.


Publique mais fotos de pessoas (como você!)

Você sabia que fotos com rostos recebem 38% mais curtidas do que aquelas sem? É por isso que você deve se certificar de que seu próximo post seja de uma pessoa! A publicação de fotos de pessoas é uma ótima (e fácil) maneira de aumentar seu envolvimento. 


Você pode compartilhar uma postagem da equipe de mídia social com a qual trabalha ou cmpartilhar fotos postadas por seus clientes, por exemplo. Compartilhar fotos de rostos ajudará você a humanizar sua marca, a se conectar com seu público e, é claro, a impulsionar seu envolvimento.


Responda aos comentários o mais rápido possível

Responder aos comentários é essencial para manter a conversa e ajudar a enviar sua postagem para o topo. À medida que as pessoas respondem a você, o Instagram reconhece seu conteúdo como valioso. Portanto, responda imediatamente com um comentário rápido e amigável para manter a bola rolando.


Dica: aproveite a oportunidade para atrair outras pessoas para a conversa. Por exemplo, se alguém comentar sobre um evento que você organizou para informar como foi ótimo, você pode apresentar qualquer parceiro que tenha ajudado, como membros de sua equipe, local ou empresa de catering que forneceu todos os deliciosos petiscos.


Acompanhe seu melhor horário para postar

Você sabe quando é a sua melhor hora para postar? Caso contrário, é hora de descobrir! Você pode fazer usando uma combinação do Instagram Insights; testando diferentes tempos de postagem e criando uma planilha muito organizada para monitorar todos os seus dados. 


Chame a atenção para o seu post através do Stories

Não podemos falar sobre o envolvimento no Instagram sem falar sobre Stories. Aumentar o seu envolvimento no Stories é outro assunto, pois há várias coisas que você pode fazer para criar histórias mais atraentes que mantêm seu público interessado. No entanto, você também pode usar o Instagram Stories para chamar a atenção para novas postagens em seu feed e aumentar seu envolvimento. Para fazer isso, toque no símbolo de avião / seta abaixo da postagem no seu feed. Isso exibirá a opção de “criar Stories com este post”. 


A implementação de todas essas táticas aumentará sua taxa de engajamento, manterá seu público interessado e atrairá novos seguidores para sua conta. Boa sorte e conte para a gente se deu certo! 

 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: