Layout do blog

Comunicação na área de TI: comece a sua estratégia

admin

Uma das principais consultorias do mundo na área de tecnologia, a Gartner divulgou um relatório com recomendações de comunicação na área de TI. Segundo o estudo, a maioria dos CIOs (Chief of the Information Officers) das grandes empresas mundiais enfrenta problemas nessa área, o que pode causar dificuldades para engajar os stakeholders em seus objetivos.

 

“A estratégia está no cerne de todas as empresas, mas a maioria dos CIOs luta para comunicá-la efetivamente “, diz Christie Struckman, diretora de pesquisa do Gartner. “As organizações não têm uma abordagem clara, tornando a comunicação difícil e inconsistente”, completa. Para ela, é essencial que os líderes envolvam encontrem maneiras de envolver todos os seus públicos, desde a equipe executiva até o conselho de administração.

 

Identifique e converse com os seus stakeholders

 

A primeira dica para definir a comunicação na área de TI é identificar os perfis de cada um dos influenciadores, tratando-os de uma maneira própria, de acordo com os seus interesses. “Diferentes grupos precisarão estar envolvidos em distintas partes do processo e o sucesso depende do mapeamento correto desses perfis”, detalha Heather Colella, vice-presidente de pesquisa.

 

  • Especialmente em grandes empresas de tecnologia, os stakeholders podem ser agrupados em quatro grandes grupos:
  • Executivos e diretoria: responsáveis ​​pela estratégia de negócios, gestão fiscal e gerenciamento de riscos.
  • Linhas de negócios: parceiros de outros departamentos, como marketing, operações, cadeia de suprimentos, recursos humanos e finanças.
  • Organização de TI: aqueles que trabalham na área de TI de forma direta ou indireta.
  • Ecossistema de negócios: clientes, parceiros, fornecedores, universidades e até concorrentes.


Depois de mapear os stakeholders, a indicação é envolvê-los em três momentos essenciais do planejamento da área, no curto, no médio e no longo prazo de acordo com os perfis pré-estabelecidos. É fundamental dar voz às partes interessadas durante cada etapa. Por exemplo, as linhas de negócios precisam estar cientes das medidas de sucesso e do plano de execução, enquanto a organização de TI precisará saber quais treinamentos e etapas serão necessários para alcançar os resultados, ao mesmo tempo em que a diretoria deve apoiar de perto as estratégias macro da área.

 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: