Layout do blog

Cinco ações para melhorar a nutrição de leads da sua marca

Vivian Peres

Nutrição de leads é o processo por meio do qual as empresas adquirem informações sobre potenciais clientes para seus produtos ou serviços. A partir do momento que o usuário responde um formulário com informações básicas, como nome telefone ou e-mail, automaticamente se torna um lead da sua empresa. Quando se fala em marketing digital, o lead é o seu cliente potencial. Após a estratégia de captação de lead, é necessário aplicar medidas para converter esses contatos em consumidores efetivos.


Confira cinco ações que podem transformar leads em clientes:


  • Dedique um tempo diário ou semanal para gerenciar sua base de leads. Analise o histórico, quais conteúdos costumam acessar e em qual ponto da jornada de compra cada cliente em potencial se encontra. Assim é possível criar estratégias de como vender para os novos contatos.

 

  • Leads desativados podem comprometer uma estratégia de vendas, porque dificultam a entrega dos e-mails marketings. Faça uma varredura na lista de contatos por meio de uma ferramenta de validação de e-mails e melhore constantemente o seu grupo de contatos. A segmentação da base também é interessante para que você possa mandar o conteúdo certo para cada perfil.

 

  • Revise as listas criadas e certifique-se de que os campos personalizados estão bem configurados, pois é preciso identificar a fase do funil de vendas de cada lead para que o usuário receba o conteúdo indicado. Se há algum tempo você deixou de interagir com seus contatos, o recomendado é retomar o engajamento por meio do envio de newsletters.

 

  • Utilizar a automação de marketing contribui com o ganho de tempo e facilita o trabalho de nutrição do lead, auxiliando a tarefa de entrega de conteúdo por etapa de funil e melhorando a eficiência de gestão da sua base.

 

Nutrir uma base de leads requer foco no seu produto ou serviço e uma configuração ideal de cliente que você pretende atingir. Construa campanhas que estejam relacionadas a um calendário de datas importantes para entender como o seu público vai reagir diante de uma oferta pontual.


Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora e CEO da Interteia


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Texbrasil/ Abit, ANBIMA, CBL, Prêmio Jabuti, Associação Brasileira de Franchising e Mauricio de Sousa Produções, entre outras. Tem mais de 300 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. 

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: