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Descubra como fidelizar clientes com marketing de conteúdo

Vivian Peres

marketing de conteúdo é uma estratégia conhecida para ajudar empresas não apenas para atrair, mas também para fidelizar clientes. Investir em uma estratégia de difusão de informações relevantes traz diversos benefícios para a empresa com baixo custo. Também garante o seu posicionamento como referência em assuntos que se relacionem ao core business do seu negócio.


Outro benefício é a economia de tempo dos seus vendedores, consultores e time de suporte. Tendo conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá acionar seus colaboradores menos vezes, resolvendo dúvidas por conta própria. Além disso, sua empresa estará sempre presente, criando uma proximidade e desenvolvendo uma relação de confiança.


Veja abaixo algumas dicas para usar na produção de conteúdo da sua empresa para fidelizar clientes:


• Formule materiais que ajudem a sanar as dúvidas do seu público-alvo
Com uma rotina cada vez mais corrida, os seus clientes querem certamente encontrar respostas de forma rápida e com conteúdos mais objetivos. Por isso, faça um resumo das principais dúvidas que costumam surgir e disponibilize materiais ricos sobre elas.


• Aposte em temas segmentados
Outra forma de agregar valor e se manter conectado aos seus principais stakeholders é fornecer materiais específicos para cada perfil dos seus públicos-alvo. Desta forma, é possível mostrar que você se importa em entender as necessidades dos seus clientes e que os conhece em profundidade.


• Personalize as comunicações
Inclua nas mensagens tanto o nome de quem manda quanto o de quem recebe. Em outras palavras, evite ao máximo mandar mensagens de e-mails genéricos e sempre procure mostrar que aquilo foi enviado por uma pessoa real, que faz parte da equipe da sua empresa.


• Crie rotinas de contato com os seus clientes
Um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing de conteúdo é a criação de rotinas de atualização de cada canal de comunicação, como site, newsletter, e-mails marketing e redes sociais. Procure estabelecer uma periodicidade e uma estrutura de temas relevantes. Também desenvolva rotinas específicas de envio de informações dentro da jornada do cliente. Por exemplo, uma semana após a compra de um produto, você pode enviar uma pesquisa de satisfação e, depois de um mês, disponibilizar dicas de como utilizá-lo melhor.


Conheça a autora

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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