Layout do blog

Google Alerts: como monitorar sua marca na internet

Equipe Interteia

Google Alerts é uma ferramenta que permite que um assunto, marca ou até mesmo seu próprio nome possam ser monitorados na internet. Assim, cada vez que um site citar o termo definido, uma notificação será recebida.

Ainda que não seja um método muito conhecido, está disponível desde 2003 e sua utilização é extremamente simplificada. Para cada assunto, o usuário pode personalizar as fontes, o formato de conteúdo, como e quando receberá as notificações.


Além disso, a ferramenta é gratuita e atualmente não possui limite de quantidade de alertas solicitadas, tornando-o também extremamente econômico em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.


Como criar um alerta

O primeiro passo para criar um alerta é acessar a página da plataforma. Será necessário possuir um e-mail associado aos serviços google.


Por padrão, o Google sempre sugere o próprio usuário como assunto inicial.

Com a página aberta, basta preencher a barra de pesquisa para definir o termo a ser monitorado. Em nosso exemplo, buscaremos por “Interteia”


Se o termo já possuir resultados relacionados, o Google Alerts irá lista-los, assim como ocorre em uma pesquisa tradicional. Mas, para receber as novidades relacionadas ao tema, será necessário clicar em “Criar Alerta” mas, antes disso, visitaremos o link ao lado “Mostrar Opções” para personalizar a experiência com os resultados.


Dessa maneira, será possível definir:

  • A frequência de notificações.
  • As fontes de conteúdo.
  • O idioma.
  • A Região (excelente para conteúdos de nicho e personas específicas).
  • Quantos resultados serão recebidos.


Por padrão, todos receberão as notificações no próprio e-mail google. Após configurar, basta clicar em “criar alerta” e esperar pelo conteúdo dentro do prazo definido.


Estas são algumas das possibilidades de utilização:

  • acompanhar assuntos que possam inspirar conteúdo;
  • acompanhar personalidades e autoridades de nicho;
  • encontrar sites e possíveis clippings envolvendo nomes e marcas.

 

O uso do Google Alerts é simples e pode ser extremamente útil quando aliado a estratégias de marketing digital.

Acompanhe seus temas favoritos ou controle a presença de sua empresa na internet de maneira gratuita e eficaz. Compartilhe este artigo caso as informações tenham sido úteis pra você.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Por Maria Eduarda Jussiani 15 dez., 2023
No cenário dinâmico do marketing digital, a adaptação constante é a chave para o sucesso. À medida que avançamos para um novo horizonte, da ascensão de estratégias inovadoras de engajamento ao surgimento de tecnologias revolucionárias, novas tendências emergem, moldando a forma como as marcas se conectam com seu público.
Por Maria Eduarda Jussiani 21 nov., 2023
Com uma base de usuários ativos que ultrapassa a marca de um bilhão e um engajamento médio de mais de 25 horas semanais, o TikTok experimentou um impressionante crescimento exponencial. Esse fenômeno despertou o interesse das marcas, que encontraram na rede social uma oportunidade para educar, informar, inspirar e entreter o público, proporcionando um terreno fértil para o estabelecimento de uma conexão significativa entre produto e consumidor.
Por Vivian Peres 07 jun., 2023
Diversidade é a variedade de características e experiências que as pessoas trazem para um determinado ambiente, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e que valoriza as diferenças, de modo que todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e possam contribuir plenamente.
Share by: