Entre em contato conosco! (11) 2645-9424 (11) 98924-7431

Google Alerts: Como acompanhar temas e monitorar sua marca na internet

O Google Alerts é uma ferramenta que permite que um assunto, marca ou até mesmo seu próprio nome possam ser monitorados na internet. Assim, cada vez que um site citar o termo definido, uma notificação será recebida.

Ainda que não seja um método muito conhecido, está disponível desde 2003 e sua utilização é extremamente simplificada. Para cada assunto, o usuário pode personalizar as fontes, o formato de conteúdo, como e quando receberá as notificações.

Além disso, a ferramenta é gratuita e atualmente não possui limite de quantidade de alertas solicitadas, tornando-o também extremamente econômico em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como criar um alerta

O primeiro passo para criar um alerta é acessar a página da plataforma. Será necessário possuir um e-mail associado aos serviços google.

Por padrão, o Google sempre sugere o próprio usuário como assunto inicial.

Com a página aberta, basta preencher a barra de pesquisa para definir o termo a ser monitorado. Em nosso exemplo, buscaremos por “Interteia”

Se o termo já possuir resultados relacionados, o Google Alerts irá lista-los, assim como ocorre em uma pesquisa tradicional. Mas, para receber as novidades relacionadas ao tema, será necessário clicar em “Criar Alerta” mas, antes disso, visitaremos o link ao lado “Mostrar Opções” para personalizar a experiência com os resultados.

Dessa maneira, será possível definir:

  • A frequência de notificações.
  • As fontes de conteúdo.
  • O idioma.
  • A Região (excelente para conteúdos de nicho e personas específicas).
  • Quantos resultados serão recebidos.

Por padrão, todos receberão as notificações no próprio e-mail google.

Após configurar, basta clicar em “criar alerta” e esperar pelo conteúdo dentro do prazo definido.

Estas são algumas das possibilidades de utilização:

  • acompanhar assuntos que possam inspirar conteúdo;
  • acompanhar personalidades e autoridades de nicho;
  • encontrar sites e possíveis clippings envolvendo nomes e marcas.

 

O uso do Google Alerts é simples e pode ser extremamente útil quando aliado a estratégias de marketing digital.

Acompanhe seus temas favoritos ou controle a presença de sua empresa na internet de maneira gratuita e eficaz. Compartilhe este artigo caso as informações tenham sido úteis pra você.

Cadastre-se na nossa newsletter!