Layout do blog

Jornal Folha de São Paulo deixa de publicar no Facebook

admin

O jornal Folha de São Paulo anunciou na semana passada (8) que não irá mais publicar conteúdo em sua página do Facebook. O jornal é o primeiro veículo de comunicação a divulgar essa medida semanas após Mark Zuckerberg declarar que os novos algoritmos da rede social vão priorizar publicações de interação pessoal de amigos e familiares em detrimento, por exemplo, do jornalismo profissional.


Com essa mudança, as fanpages perdem o alcance e precisam de maior investimento em conteúdo pago para se destacar na rede. Segundo a Folha, a mudança na rede social reforça a tendência do usuário de “consumir mais conteúdo com o qual tem afinidade favorecendo a criação de bolhas de opiniões, e a propagação de fake news”.


Através de dados compilados pela Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado. Em janeiro deste ano as dez maiores páginas de jornais do Brasil tiveram um volume de interações 32% menor comparado ao mesmo período em 2017. Isso mostra que o Facebook está cada vez mais diminuindo o poder de alcance das matérias e crescimento de engajamento em fanpages.


Sobre a rede social

A Folha tem atualmente 5,95 milhões de seguidores na rede social. É o maior jornal brasileiro no Facebook. As páginas das editorias somam outras 2,2 milhões de curtidas.

Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!

QUERO MELHORAR A MINHA COMUNICAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS

Equipe de pessoas diversas trabalhando em computadores
23 de janeiro de 2025
Saiba por que contratar uma agência de marketing digital pode ser a melhor estratégia para alavancar sua empresa. Veja os principais benefícios e diferenciais!
profissionais de agência de comunicação trabalhando
27 de dezembro de 2024
Uma agência de comunicação é uma empresa especializada em desenvolver e implementar estratégias de comunicação para marcas e organizações. Essas agências atuam como intermediárias entre as empresas e seu público-alvo, utilizando diversos canais e ferramentas para garantir que a mensagem certa chegue à audiência desejada.
Por Vinícius Mendes 27 de dezembro de 2024
Já se deparou com uma situação em que um reel, shorts ou vídeo do TikTok parecia ser enviado diretamente a você no momento exato em que acessou uma rede social? Aquela postagem que parece uma “indireta” do universo? Se isso já lhe aconteceu, saiba que é normal. Todos os dias, usuários das redes sociais consomem conteúdos em busca algo novo que os atraia, independentemente do tipo, seja uma notícia de esporte, uma fofoca de celebridade ou comentários de um influencer sobre um produto que almeja adquirir. Atualmente, este conteúdo chega a nós de forma padronizada com base em nossos gostos, como se nosso celular, computador ou quaisquer dispositivos que usemos estivessem nos “ouvindo”. Pode até parecer uma fórmula mágica. No entanto, acontece por meio de uma inteligência artificial chamada algoritmo.
Share by: