O jornal Folha de São Paulo anunciou na semana passada (8) que não irá mais publicar conteúdo em sua página do Facebook. O jornal é o primeiro veículo de comunicação a divulgar essa medida semanas após Mark Zuckerberg declarar que os novos algoritmos da rede social vão priorizar publicações de interação pessoal de amigos e familiares em detrimento, por exemplo, do jornalismo profissional.
Com essa mudança, as fanpages perdem o alcance e precisam de maior investimento em conteúdo pago para se destacar na rede. Segundo a Folha, a mudança na rede social reforça a tendência do usuário de “consumir mais conteúdo com o qual tem afinidade favorecendo a criação de bolhas de opiniões, e a propagação de fake news”.
Através de dados compilados pela Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado. Em janeiro deste ano as dez maiores páginas de jornais do Brasil tiveram um volume de interações 32% menor comparado ao mesmo período em 2017. Isso mostra que o Facebook está cada vez mais diminuindo o poder de alcance das matérias e crescimento de engajamento em fanpages.
A Folha tem atualmente 5,95 milhões de seguidores na rede social. É o maior jornal brasileiro no Facebook. As páginas das editorias somam outras 2,2 milhões de curtidas.
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