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Vale a pena fazer marketing de influência para o mercado B2B?

Gisele Sartini

Ninguém tem dúvidas da potência do marketing de influência no Brasil. Um estudo da Spark (2019) revela que 76% dos consumidores já realizaram uma compra por recomendação de um criador ou celebridade digital. Mas quando o assunto é a utilização desta estratégia para empresas que vendem para empresas (B2B) surgem inúmeros questionamentos sobre a efetividade do investimento. 


O fato é que existe um nicho enorme a ser explorado, que -acredite - pode dar resultados expressivos se houver um bom planejamento. Tanto é que um estudo da plataforma HubSpot revelou que 71% dos profissionais de marketing de grandes companhias B2B planejam aumentar o orçamento nesta atividade nos próximos anos.


Escolha os perfis certos


Não são apenas grandes influenciadores que são capazes de gerar bons resultados, os nano podem ativar diretamente um público nichado, que é o ideal para o B2B.


Enquanto grandes influenciadores falam para a massa, os perfis menores se comunicam diretamente com o público voltado para um assunto, gerando muitas vezes um engajamento e uma conversão maiores. Uma pesquisa da CMSWire aponta que o nível de engajamento médio dos micro e nano influenciadores é de 8,7%, enquanto o dos gigantes, fica em cerca de 1,7%. Isso significa que o retorno sobre investimento desses perfis é maior. 


Em outras palavras: optar por profissionais menores traz mais chances de atingir seu público-alvo sem a necessidade de investir um valor muito mais alto nos cachês das celebridades do mundo digital. Ou seja, é possível aumentar o engajamento, posicionar a sua marca e alavancar vendas por meio de parcerias certeiras, com influência específica, que sejam referências em seus meios.


Se quiser saber mais sobre as diferenças entre celebridades e influencers, leia a matéria publicada no site da Interteia explicando o assunto.


Desenvolva conteúdos focados neste perfil de cliente


Enquanto o marketing B2C é focado majoritariamente na compra rápida, muitas vezes por impulso, o B2B envolve grandes transações financeiras e maior cuidado por parte dos compradores, o que influencia diretamente na sua comunicação. Ao mesmo tempo, dados da Convince & Convert Consulting revelaram que 91% das vendas entre empresas acontecem por indicação. 


Por isso, criar campanhas de resenhas de produtos, no segmento nichado, é uma das melhores estratégias nestes casos. A opinião dos influenciadores e os relatos de boas experiências podem influenciar diretamente os seus públicos engajados, além de terem um acesso a um networking enorme e qualificado.


Isso tudo demanda um planejamento e mapeamento rigoroso dos influenciadores que mais podem conversar com a área da sua empresa. O ideal é que profissionais tracem essa estratégia a quatro mãos, com a assessoria de uma agência especializada.

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