Ninguém tem dúvidas da potência do marketing de influência no Brasil. Um estudo da Spark (2019) revela que 76% dos consumidores já realizaram uma compra por recomendação de um criador ou celebridade digital. Mas quando o assunto é a utilização desta estratégia para empresas que vendem para empresas (B2B) surgem inúmeros questionamentos sobre a efetividade do investimento.
O fato é que existe um nicho enorme a ser explorado, que -acredite - pode dar resultados expressivos se houver um bom planejamento. Tanto é que um estudo da plataforma HubSpot revelou que 71% dos profissionais de marketing de grandes companhias B2B planejam aumentar o orçamento nesta atividade nos próximos anos.
Não são apenas grandes influenciadores que são capazes de gerar bons resultados, os nano podem ativar diretamente um público nichado, que é o ideal para o B2B.
Enquanto grandes influenciadores falam para a massa, os perfis menores se comunicam diretamente com o público voltado para um assunto, gerando muitas vezes um engajamento e uma conversão maiores. Uma pesquisa da CMSWire aponta que o nível de engajamento médio dos micro e nano influenciadores é de 8,7%, enquanto o dos gigantes, fica em cerca de 1,7%. Isso significa que o retorno sobre investimento desses perfis é maior.
Em outras palavras: optar por profissionais menores traz mais chances de atingir seu público-alvo sem a necessidade de investir um valor muito mais alto nos cachês das celebridades do mundo digital. Ou seja, é possível aumentar o engajamento, posicionar a sua marca e alavancar vendas por meio de parcerias certeiras, com influência específica, que sejam referências em seus meios.
Enquanto o marketing B2C é focado majoritariamente na compra rápida, muitas vezes por impulso, o B2B envolve grandes transações financeiras e maior cuidado por parte dos compradores, o que influencia diretamente na sua comunicação. Ao mesmo tempo, dados da Convince & Convert Consulting revelaram que 91% das vendas entre empresas acontecem por indicação.
Por isso, criar campanhas de resenhas de produtos, no segmento nichado, é uma das melhores estratégias nestes casos. A opinião dos influenciadores e os relatos de boas experiências podem influenciar diretamente os seus públicos engajados, além de terem um acesso a um networking enorme e qualificado.
Isso tudo demanda um planejamento e mapeamento rigoroso dos influenciadores que mais podem conversar com a área da sua empresa. O ideal é que profissionais tracem essa estratégia a quatro mãos, com a assessoria de uma agência especializada.
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