Quer saber mais sobre marketing digital?
Website: cinco passos para o seu projeto não empacar
Se tem uma reclamação que constantemente chega a nós, são os projetos de website que nunca terminam. Muitos são os clientes que aterrissam aqui na Interteia se queixando deste, que é o principal e mais básico instrumento da presença online. Ou os projetos são eternos ou não ficaram exatamente como a empresa imaginava, incluindo muitos problemas de usabilidade e bugs.
Ao longo desses mais de dez anos de experiência e com mais de 50 sites na bagagem, podemos dizer que o principal fator que atrapalha a elaboração de um website é a falta de planejamento. É muito importante que antes da fase de desenvolvimento, sejam debatidos, e definidos em detalhes, itens como mapa do site, textos, imagens, identidade visual e layout, além das estruturas de menu e de navegação.
Mas como você consegue essa síntese harmoniosa de elementos? Separamos cinco passos para desenvolver um site mais assertivo, sem empacar do começo ao fim.
1. Identificação dos objetivos
Qual o objetivo da criação deste site? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer. Alguns sites nascem com função institucional, para que as informações básicas daquela empresa sejam encontradas na rede. Outros querem apresentar produtos ou serviços a fim de gerar novos contatos e interesses. Ainda há os e-commerces, com o foco nas vendas online. Dependendo do que ficar definido, o conteúdo terá um formato específico. Além disso, o escopo e, consequentemente, o tipo de equipe incluída no projeto mudam substancialmente.
2. Definição do escopo e mapa do site
Uma vez conhecidos os objetivos do site, devemos definir o escopo do projeto, assim como a estrutura da equipe que irá se envolver. A ideia aqui é coletar o briefing página a página. Também é o momento de pensar o cronograma, que deve ser composto de vários entregáveis ao longo do caminho com prazos definidos para nada ficar para trás. O primeiro ponto a ser concluído é o mapa do site, aquela estrutura que mostra como as páginas vão ser encadeadas, delineando como o conteúdo e as características que definimos se inter-relacionam.
3. Criação do conteúdo e wireframes
Chega, então, o momento de detalhar o conteúdo de cada página. Que textos e imagens esse site terá? Como elas vão se interligar? Como serão distribuídas? Fazer wireframe de cada uma das páginas ajuda muito a evitar retrabalhamos lá na frente. Esse rascunho permite que todos tenham uma visão de como o site vai funcionar e de que forma as informações estarão interligadas.
4. Layouts
Começamos a trabalhar agora o layout. Se a empresa já tem um branding e o manual da marca bem definidos, tudo fica mais fácil. Caso contrário, é preciso dar um passinho atrás para desenvolver um key visual consistente, que guie todo o layout.
Sites bem desenhados oferecem muito mais do que apenas estética: eles atraem visitantes e ajudam as pessoas a entenderem a empresa, bem como seus produtos, serviços e identidade de marca, por meio de uma variedade de indicadores que, em conjunto, compõem a experiência do usuário, a famosa UX na terminologia do mercado.
Confira algumas dicas úteis!
- Navegação intuitiva: uma estrutura de navegação inadequada pode afastar os visitantes de seu site, pois é uma dor de cabeça navegar por sites estruturados aleatoriamente. Suponha que você esteja projetando um website com muitas páginas, então faz sentido agrupá-las em categorias e organizá-las hierarquicamente para permitir que os usuários naveguem no website intuitivamente. Além disso, a navegação não é a mesma para todos os dispositivos. Embora existam diferentes maneiras de trabalhar com navegação, você precisa escolher a estratégia correta.
- Mensagens otimizadas: você sabia que 1 em cada 4 visitantes abandonaria um website que leva mais de 4 segundos para ser carregado? Os motores de busca também não não gostam de lentidão. Portanto, como designer, é preferível usar imagens claras e otimizadas. Como um desenvolvedor, a tentativa deve ser a de carregar o mais rápido possível essas imagens.
- Pense nos diferentes devices de acesso: tamanho do texto, contraste de cores, títulos de páginas, texto alternativo de imagem, acessibilidade do teclado, conteúdo móvel e intermitente como carrosséis, anúncios, vídeos de autoprodução, notícias em rolagem e tickers são componentes cruciais de um website do ponto de vista da acessibilidade. Uma pessoa com deficiência visual pode preferir a fala para consumir conteúdo em vez de texto. Um usuário com déficit de atenção pode querer pausar os carrosséis e assim por diante. Um bom web design leva tudo isso em conta para melhorar a acessibilidade do site. Fazer isso errado pode levar a uma má experiência do usuário e prejudicar seu negócio.
- CTAs claros: não ter um CTA claro é outro erro comum no projeto. Os websites são como um funil de marketing e vendas. O visitante do seu site atravessa esse funil para passar da fase de propect a lead. Por isso, é não importante ter CTAs (call to actions) nos lugares apropriados e na quantidade certa. Jornadas de usuários bem elaboradas podem ser implementadas de forma eficiente por meio do desenho de hierarquias visuais eficientes. Isto pode ser conseguido usando palavras, cores, imagens e pequenas animações atraentes. O espaçamento entre estes elementos e seu tamanho também são cruciais na condução do envolvimento do usuário. Obter isto errado significa menos interação do usuário e pode prejudicar a rentabilidade de seu negócio.
5. Desenvolvimento e teste
Até agora, você já tem todas as suas páginas e definiu como elas são exibidas ao visitante, então, é hora de garantir que tudo funcione. Combine a navegação manual do site em uma variedade de dispositivos com rastreadores automáticos para identificar tudo, desde problemas de experiência do usuário até simples links quebrados.
Lançamento
Com o seu site funcionando e sem falhas, é hora de planejar e executar o lançamento do seu! Isto deve incluir o planejamento tanto do tempo de “inauguração” quanto das estratégias de comunicação. Ou seja, pense bem como vai informar a chegada deste novo canal ao seu público.
Quer melhorar a sua comunicação? Preencha o formulário no botão abaixo e receba o nosso diagnóstico gratuito!
MAIS NOTÍCIAS

