Quer saber mais sobre marketing digital?
Se tem uma reclamação que constantemente chega a nós, são os projetos de website que nunca terminam. Muitos são os clientes que aterrissam aqui na Interteia se queixando deste, que é o principal e mais básico instrumento da presença online. Ou os projetos são eternos ou não ficaram exatamente como a empresa imaginava, incluindo muitos problemas de usabilidade e bugs.
Ao longo desses mais de dez anos de experiência e com mais de 50 sites na bagagem, podemos dizer que o principal fator que atrapalha a elaboração de um website é a falta de planejamento. É muito importante que antes da fase de desenvolvimento, sejam debatidos, e definidos em detalhes, itens como mapa do site, textos, imagens, identidade visual e layout, além das estruturas de menu e de navegação.
Mas como você consegue essa síntese harmoniosa de elementos? Separamos cinco passos para desenvolver um site mais assertivo, sem empacar do começo ao fim.
Qual o objetivo da criação deste site? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer. Alguns sites nascem com função institucional, para que as informações básicas daquela empresa sejam encontradas na rede. Outros querem apresentar produtos ou serviços a fim de gerar novos contatos e interesses. Ainda há os e-commerces, com o foco nas vendas online. Dependendo do que ficar definido, o conteúdo terá um formato específico. Além disso, o escopo e, consequentemente, o tipo de equipe incluída no projeto mudam substancialmente.
Uma vez conhecidos os objetivos do site, devemos definir o escopo do projeto, assim como a estrutura da equipe que irá se envolver. A ideia aqui é coletar o briefing página a página. Também é o momento de pensar o cronograma, que deve ser composto de vários entregáveis ao longo do caminho com prazos definidos para nada ficar para trás. O primeiro ponto a ser concluído é o mapa do site, aquela estrutura que mostra como as páginas vão ser encadeadas, delineando como o conteúdo e as características que definimos se inter-relacionam.
Chega, então, o momento de detalhar o conteúdo de cada página. Que textos e imagens esse site terá? Como elas vão se interligar? Como serão distribuídas? Fazer wireframe de cada uma das páginas ajuda muito a evitar retrabalhamos lá na frente. Esse rascunho permite que todos tenham uma visão de como o site vai funcionar e de que forma as informações estarão interligadas.
Começamos a trabalhar agora o layout. Se a empresa já tem um branding e o manual da marca bem definidos, tudo fica mais fácil. Caso contrário, é preciso dar um passinho atrás para desenvolver um key visual consistente, que guie todo o layout.
Sites bem desenhados oferecem muito mais do que apenas estética: eles atraem visitantes e ajudam as pessoas a entenderem a empresa, bem como seus produtos, serviços e identidade de marca, por meio de uma variedade de indicadores que, em conjunto, compõem a experiência do usuário, a famosa UX na terminologia do mercado.
Confira algumas dicas úteis!
Até agora, você já tem todas as suas páginas e definiu como elas são exibidas ao visitante, então, é hora de garantir que tudo funcione. Combine a navegação manual do site em uma variedade de dispositivos com rastreadores automáticos para identificar tudo, desde problemas de experiência do usuário até simples links quebrados.
Lançamento
Com o seu site funcionando e sem falhas, é hora de planejar e executar o lançamento do seu! Isto deve incluir o planejamento tanto do tempo de “inauguração” quanto das estratégias de comunicação. Ou seja, pense bem como vai informar a chegada deste novo canal ao seu público.
Quer saber mais sobre marketing digital?
MAIS NOTÍCIAS
Telefone e WhatsApp:
(11) 3042-8618
contato@interteiacomunicacao.com.br
Rua Dr. Franco da Rocha, 137 - conjunto 51 | 05015-040
Perdizes | São Paulo
Desenvolvido por Interteia Comunicação | Copyright @2022
Hub Comunicação Estratégica ME | CNPJ 97.529.614/0001-05