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Objetivos de comunicação: as ferramentas essenciais da estratégia

Vivian Peres

O seu negócio tem objetivos bem definidos? E a sua comunicação, tem objetivos próprios alinhados aos do seu negócio? Se você respondeu não para pelo menos uma das duas perguntas, preste atenção ao diálogo abaixo: 


"– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.

– Claro. Responde o Gato.

– Para onde vai essa estrada?

– Para aonde você quer ir?

– Eu não sei. Estou perdida.

– Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."


Essa conversa extraída do livro "Alice no país das maravilhas" é uma verdadeira lição de vida. Quem sabe a direção para a qual quer ir já tem meio caminho andado rumo aos seus sonhos. Você pode até mesmo se movimentar com passos de tartaruga, mas
chegará ao destino cedo ou tarde. Essa máxima também serve de diretriz para qualquer planejamento, incluindo o de comunicação. Abaixo a gente fala mais sobre isso:


Por que criar objetivos de comunicação

Os objetivos são a base fundamental de uma estratégia. São o primeiro passo da jornada que estabelecerá todos os esforços que serão empreendidos. Objetivos errados ou mal estabelecidos nos guiam em direções que não fazem o menor sentido e fica muito difícil de voltar. Por isso, antes de começar a desenhar qualquer projeto se pergunte: "por que e para que estou desenvolvendo essa estratégia de comunicação? Onde quero chegar?". 


Imagine, por exemplo, uma tradicional empresa de cosméticos que com o tempo ficou com a comunicação desgastada e é vista pelos consumidores como antiga. Essa empresa quer se reposicionar no mercado para atender a um novo público, mais premium. Para isso, deseja ganhar lugar de destaque nas principais farmácias e perfumarias e abrir lojas próprias em localidades estratégicas.


Quais seriam os principais objetivos de comunicação dessa empresa para o próximo ano? Com certeza, não são "alcançar mais seguidores no Instagram", ou "aumentar o número de matérias do blog". Todos os esforços de marketing deverão ser focados em realizar o
rebranding e fazer esse novo posicionamento chegar ao público-alvo definido, fechar parcerias com pontos-de-venda e procurar imóveis estrategicamente posicionados para as suas lojas próprias. A empresa pode até achar que é importante comunicar tudo isso nas redes sociais, mas só depois de estar com os seus novos branding e tom de voz definidos


Percebe agora por que definir os objetivos é tão importante? 


Objetivos de comunicação vs. objetivos do negócio

Para definir os objetivos de comunicação, primeiro você precisa saber os do seu negócio ou projeto. Eles devem estar alinhados com a proposta de valor que o empreendimento oferece ao cliente e também com o momento que cada organização vive. 


Já os objetivos da comunicação devem mostrar como fazer essa proposta chegar aos seus
públicos-alvo: como criar uma opinião favorável de seu consumidor, uma mudança de atitude ou levar o consumidor a alguma ação efetiva. 


Voltando ao exemplo da empresa de cosméticos, é possível perceber como a estratégia de reposicionamento do negócio afetou completamente a estratégia da área de comunicação e seus objetivos serão pautados nessa revisão da marca.


Como criar os seus objetivos de comunicação


Depois que você já tem bem claros quais são os objetivos do negócio, liste quais são as atividades de comunicação que podem ajudar a chegar mais perto deles. Depois, enumere as ações que mais impactam os resultados. Em outras palavras, pense no que a comunicação precisa entregar à empresa.


Normalmente nos planos de comunicação, estabelecemos um objetivo principal e outros três ou quatro secundários. Por exemplo, aqui na Interteia o objetivo principal do nosso plano é
gerar autoridade. Queremos ajudar empreendedores e profissionais da área a conhecerem melhor o mercado de marketing digital. Os objetivos secundários são um pouco mais específicos, mas, pelo menos no nosso caso, alcançando o objetivo principal muito provavelmente também chegaremos ao secundários.


Veja abaixo os objetivos do plano de comunicação da Interteia


Objetivo principal

  • Posicionar a Interteia como autoridade na área de comunicação e marketing digital.

 

Objetivos secundários

  • Sermos mais conhecidos por profissionais que têm interesse em comunicação.
  • Aumentar o conhecimento do mercado com relação aos serviços que oferecemos.
  • Atrair novos clientes.


E aí, conseguiu pensar nos seus objetivos de comunicação? Conte para a gente o que achou das dicas e se quiser saber mais sobre como criar o seu plano de comunicação, clique aqui e leia a nossa matéria.


Sobre a autora:

Vivian Peres

fundadora


Graduada em comunicação social (jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com pós‐graduação em relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp‐SP) e MBA em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou a carreira como repórter em algumas das mais importantes revistas femininas do país em 2001. Desde 2005, realiza atividades de comunicação corporativa, tendo prestado serviços para empresas como McDonald’s, Fisk, Arcor, Petrobras, Texbrasil/ Abit, Anbima, Iosco, Cietec, Anprotec, Hypermarcas e AVG, entre outras. Tem mais de 400 horas de experiência em gestão de projetos usando técnicas de design thinking. Fala inglês, francês e espanhol.

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